OTIMIZAÇÃO DE SEÇÕES POLIGONAIS DE ELEMENTOS LINEARES DE CONCRETO ARMADO SUJEITAS À FLEXÃO COMPOSTA
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i17.21659Palavras-chave:
Otimização. Concreto Armado. Simplex. Flexão Composta.Resumo
O concreto é o material mais utilizado na confecção de elementos estruturais para a construção civil no mundo. Devido à sua baixa resistência à tração ele é reforçado com barras de aço formando o concreto armado. Elementos lineares de concreto armado são comuns em edifícios de múltiplos pavimentos, pontes, galpões industriais, entre outros. O objetivo desse trabalho é utilizar um algoritmo de otimização para definir a quantidade de aço e sua posição dentro de uma seção poligonal qualquer de concreto sujeita a flexão composta, de forma que, a quantidade de aço seja a mínima necessária para resistir aos esforços solicitantes. Para isso, foi implementada uma rotina capaz de fornecer os esforços resistentes de uma seção poligonal de concreto reforçado com barras de aço utilizando formulações desenvolvidas em dissertações e teses do PROPEC-EM-UFOP. As variáveis contínuas de projetos são as áreas das barras e os parâmetros da deformada da seção. Através de um processo iterativo, controlando o tamanho do passo a cada iteração, o problema não linear de determinação dos esforços resistentes da seção em relação à s variáveis de projeto será aproximado por um problema linear, o qual terá seu ponto ótimo definido a cada passo usando o método Simplex.
Downloads
Referências
Bastos, E.A., 2004. Otimização de Seções Retangulares de Concreto Armado Submetidas à Flexo-Compressão Oblíqua Utilizando Algoritmos Genéticos. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia, COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Bazaraa, M. e Shetty, C., 1993. Nonlinear programming-theory and algorithms. Second edition, John Wiley & Sons, Inc., New York.
Caldas, R.B., 2004. Análise Numérica de Pilares Mistos de Aço-Concreto. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Deciv/EM/UFOP, Ouro Preto, MG, Brasil.
Deitel, H.M. e Deitel, P. J., 2001. C + + Como Programador. Bookman.
Haftka, R. e Kamat, M. 1985. Elements of structural optimization. Martinus Nijhoff Publishers, Boston.
Maia, J.P.R, 2009. Otimização Estrutural: estudo e aplicação em problemas clássicos de vigas utilizando a ferramenta Solver. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo, São Carlos, SP, Brasil.
Muniz, C.F.D.G. Modelos Numéricos para Análise de Elementos Estruturais Mistos, Dissertação de Mestrado, PROPEC, Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, UFOP, 2005.
NBR ABNT 6118., 2014. Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento. ABNT ”“ Associação Brasileira de Normas Técnicas. Rio de Janeiro, MG, Brasil.
Nocedal, J. e WRIGHT, S., 2006. Numerical optimization. Second edition. Springer.
Silva, A.R. Análise Numérica de Vigas Mistas com Iteração Parcial, Dissertação de Mestrado, PROPEC, Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, UFOP, 2007.
Vanderplaats, G., 1984. Numerical optimization technique for tnginnering design - with applications. McGraw-Hill Book Company, New York, 1984.
Verzenhassi, C. C., 2008. Otimização de Risco Estrutural Baseada em Confiabilidade. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo, São Carlos, SP, Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.