AÇO
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i17.21653Palavras-chave:
Vigas. Celulares. Otimização.Resumo
As vigas celulares são elementos estruturais, obtidos por meio do corte em ziguezague de perfis de aço laminados. As partes obtidas são deslocadas e soldadas novamente de forma a obter perfis com maior altura, com uma pequena redução de peso. As aberturas, acompanhadas do acréscimo da altura útil do perfil, tornam esse tipo de viga suscetível a novos modos de colapso, bem como potencializa os modos de colapso já existentes. Objetiva-se neste trabalho apresentar a formulação para o dimensionamento de vigas celulares de aço baseada em estudos teóricos, numéricos e experimentais, e a partir desta formulação será proposta a formulação do problema de otimização. A solução do problema de otimização será obtida por meio de métodos de programação matemática através do desenvolvimento de um programa de computador com o auxílio da plataforma MatLab. Exemplos de aplicação são apresentados para validar a formulação do problema de otimização através dos Métodos dos Pontos Interiores, Programação Quadrática Sequencial e Algoritmos Genéticos.
Downloads
Referências
ABREU, Laura Maria Paes de. Determinação do momento fletor resistente à flambagem lateral com torção de vigas de aço celulares. Dissertação de Mestrado, Belo Horizonte: UFMG, 90 p. 2011.
ARCELORMITTAL. Catálogo: ACB® Vigas alveolares. Long Products Sections and Merchan Bars. Disponível em: <http://sections.arcelormittal.com/library/product-catalogues.html>. Acesso em: 03mar. 2016.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8800: Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. Rio de Janeiro, 2008.
BADKE NETO, Augusto. Estudo de Metodologias para o Dimensionamento de Vigas de Aço e Vigas Mistas de Aço e Concreto com Perfis Celulares. Dissertação de Mestrado, Vitória: UFES, 180 p. 2015.
BEZERRA, Eduardo Matos. Determinação do momento fletor resistente à flambagem lateral com torção de vigas de aço casteladas. Dissertação de Mestrado, Belo Horizonte: UFMG, 2011.
CIMADEVILA, Francisco Javier Estévez; GUTIÉRREZ, Emilio Martín; RODRÃGUEZ, José Antonio Vázquez. Vigas alveoladas. Vol 3. Madri: A Coruña: Biblioteca Técnica Universitária; 2000.
CYPECAD. Versão 2014.p.CYPE Ingenieros, S.A. 2014.
DELESQUES, R. Stabilité des montants des poutres ajourées. Construction Métallique, 3:26-33, 1968.
GERDAU. Catálogo: Perfis estruturais Gerdau: Tabela de Bitolas. Disponível em: <https://www.gerdau.com/br/pt/produtos/catalogos-e-manuais>. Acesso em 03 mar. 2016
KOHNEHPOOSHI, Omid; SHOWKATI, Hossein H. Numerical modeling and structural behavior of elastic castellated section. European Journal of Scientific Research, v. 31, n. 2, 306”318, 2009.
MATLAB. Versão R2013a(8.1.0.604).The MathWorks, Inc, 2013.
MENDONÇA, Marcus Vinícius Siqueira de, Dimensionamento de Vigas Alveolares Biapoiadas. Projeto de Graduação, Vitória: UFES, 115 p. 2014.
OLIVEIRA, Luiza Baptista. Procedimentos para definição das características geométricas de vigas alveolares de aço para sistemas de piso e de cobertura. Dissertação de Mestrado, Viçosa: UFV, 2012.
SILVEIRA, Eliane Gomes da. Avaliação do comportamento estrutural de vigas alveolares de aço com ênfase nos modos de colapso por plastificação. Dissertação de Mestrado, Viçosa: UFV, 2011.
VERÃSSIMO, Gustavo de Souza; et al. Dimensionamento de Vigas Alveolares de Aço. CONGRESSO LATINOAMERICANO DA CONSTRUÇÃO METÁLICA, São Paulo, 17 p. 2012
VIEIRA, Washington Batista. Simulação numérica do comportamento estrutural de vigas casteladas de aço com ênfase na flambagem do montante de alma. Dissertação de Mestrado, Viçosa: UFV, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.