Diagnóstico da vibração excessiva da comporta vagão da UHE Batalha durante o enchimento do conduto forçado através de CFD
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i4.21463Palavras-chave:
Comporta. Vibração. CFD. Cracking.Resumo
Durante os testes de comissionamento da UHE Batalha, verificou-se que durante a fase final do enchimento por "cracking" do conduto forçado, a comporta vagão da tomada d'água apresentava vibração excessiva. Esta oscilação exagerada causa problemas operacionais, além de trazer riscos aos equipamentos envolvidos na operação. Uma das possíveis causas encontradas na literatura para a vibração da comporta é a geometria na região em que há escoamento. Para comprovar a influência da geometria dos painéis no escoamento, realizou-se uma simulação numérica transiente utilizando fluidodinâmica computacional (CFD). O estudo demonstrou que há forças oscilantes, de amplitude de até cinco toneladas, na transição entre o instante que há superfície livre a jusante da comporta e o momento em que ela se encontra totalmente afogada. Uma segunda simulação CFD foi realizada, com a geometria de borda inferior da comporta mais adequada. Apesar de não eliminar completamente a vibração durante o enchimento, a simulação numérica indica que a modificação proposta reduz em aproximadamente 55% o pico da amplitude da vibração e em média 63% as forças oscilantes.
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