MODELAGEM NUMÉRICA DE REFORÇO EM PERFIS METÁLICOS DO TIPO GRELHA E PÓRTICO ESPACIAL PARA VIABILIZAÇÃO DE PROJETO ESTRUTURAL ESPECIAL

Autores

  • Yago Wilton Pacheco Martinatti
  • José Carlos de Carvalho Fontes Filho
  • Naiara Guimarães de Oliveira Porto
  • João da Costa Pantoja

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i3.21448

Palavras-chave:

Estrutura metálica. Reforço estrutural. Grelha. Modelagem numérica.

Resumo

Casos de alterações estruturais necessitam a avaliação de um profissional qualificado para realização de projetos de reforço estrutural que atendam as características exigidas a fim de assegurar a integridade e segurança do empreendimento. O artigo em questão apresenta um projeto de reforço estrutural metálico executado em uma edificação de múltiplos andares localizado em Brasília, DF. A estrutura inicial da edificação consiste em uma laje cogumelo apoiada em pilares de concreto armado e uma escada também em concreto armado. O projeto requerido fundamenta-se na substituição da escada existente por uma escada metálica, além de uma abertura na laje para a implementação de um elevador interno. O principal problema encontrado foi a pequena espessura da laje existente e o
limitado número de pilares apoiando esta. Como alternativa, o projeto de reforço estrutural compreende na criação de vigas metálicas interligadas que funcionem como uma grelha, apoiadas em um pórtico 3D representado pelos pilares metálicos. A grelha e o pórtico foram modelados no programa mCalc 3D, este utiliza o método de rigidez direta para cálculo de estruturas. Os resultados obtidos na modelagem são analisados e a implantação da parte executiva mostrada, demostrando a solução estrutural concebida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Associação brasileira de normas técnicas. Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios: NBR 8800. Rio de janeiro, 2008.
Associação brasileira de normas técnicas. Projeto de estruturas de concreto ”“ procedimento: NBR 6118. Rio de janeiro, 2014.
Barboza, T. de S. Estudo comparativo do dimensionamento de lajes protendidas com uso de programas computacionais. Universidade Federal do Rio de Janeiro: Escola Politécnica, 2014. Trabalho de conclusão do curso de Engenharia Civil, UFRJ.
Fisher, J. M.; Kloiber, l. A. Base plate and anchor rod design. American Institute of Steel Construction, Inc., 2ª Edição. Estados Unidos da América, 2006.
Martinatti, Y, W, P. Análise comparativa de esforços em elementos estruturais usando programas de estruturas metálicas. Departamento de Engenharia Civil, 2015. Trabalho de conclusão de curso, UniCEUB.
Pfeil, W.; Pfeil, M. Estruturas de aço: dimensionamento prático de acordo com a NBR 8800:2008. 8ª Edição. Rio de Janeiro, 2008. 357p.
mCalc3D: Manual do Usuário. ST_STABILE.

Downloads

Publicado

2017-01-25

Como Citar

Martinatti, Y. W. P., Fontes Filho, J. C. de C., Porto, N. G. de O., & Pantoja, J. da C. (2017). MODELAGEM NUMÉRICA DE REFORÇO EM PERFIS METÁLICOS DO TIPO GRELHA E PÓRTICO ESPACIAL PARA VIABILIZAÇÃO DE PROJETO ESTRUTURAL ESPECIAL. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(3), 216–232. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i3.21448