FLUIDOESTRUTURAL DE UM PISTÃO SUBAQUÁTICO UTILIZANDO MÉTODOS ANALÍTICOS E O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS

Autores

  • João Ricardo Lima de Oliveira UFBA
  • Armando Sá Ribeiro Junior UFBA

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i35.21433

Palavras-chave:

Análise acústica. Análise FSI. Equações de Navier-Stokes. Equação de Helmholtz. Método dos elementos finitos.

Resumo

No segmento da indústria de petróleo e gás, quando falamos em prospecção de petróleo, análises acústicas de baixa frequência de fontes como sonares e sondas, tem ganhado bastante visibilidade recentemente. Este fenômeno ainda carece de estudos mais aprofundados para determinar os métodos de cálculo mais pertinentes e que representem melhor as respostas acústicas. É neste cenário que uma comparação entre diferentes métodos de cálculo da resposta da onda se faz necessária. Este trabalho tem como foco comparar a resposta acústica de um pistão subaquático de quatro formas independentes. Dois modelos analíticos são formados, um resolvendo a problemática para um modelo de fluido, de acordo com as equações de Navier-Stokes, enquanto o outro usa a formulação ondulatória, a partir da equação de Helmholtz. Além destes, dois modelos correspondentes são montados, a partir do método de elementos finitos. Um destes se usa de formulação de interação fluido-estrutura (Fluid-Structure Interation”“FSI), enquanto o outro faz uma análise acústica, a partir da equação de Helmholtz. Uma comparação entre os modelos é feita, variando parâmetros como distância e frequência.

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Referências

COMSOL. The Structural Mechanics Module User’s Guide. 2012.

KINSLER, L. et al. Fundamentals of AcousticsFundamentals of Acoustics, 2010.

KUTTRUFF, H. Acoustics: An introduction. [s.l: s.n.].

PRITCHARD, P. J.; LEYLEGIAN, J. C. Introduction to Fluid Mechanics. [s.l: s.n.].

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Publicado

2017-08-22

Como Citar

Oliveira, J. R. L. de, & Ribeiro Junior, A. S. (2017). FLUIDOESTRUTURAL DE UM PISTÃO SUBAQUÁTICO UTILIZANDO MÉTODOS ANALÍTICOS E O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(35), 271–279. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i35.21433