LÓGICA FUZZY APLICADA NA OTIMIZAÇÃO OPERACIONAL DE REDE SETORIZADA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA PARA ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i23.21033Palavras-chave:
Fuzzy. Eficiência Energética. Controle de Pressão.Resumo
Este trabalho apresenta a técnica de controle fuzzy aplicadas a uma Rede Piloto de Distribuição de Água (RPDA) dividida em dois setores, alimentada diretamente por um conjunto motor bomba e com duas Válvulas Reguladoras de Pressão (VRP) instaladas na entrada dos setores. O controlador fuzzy da bomba tem como objetivo manter a pressão na saída dos ramais de água dos setores constante em um valor pré definido e condicionar que a bomba funcione com uma melhor eficiência energética. A arquitetura do sistema de controle foi projetada de forma que um fuzzy atuará na modulação da velocidade do conjunto motor bomba, adequando-a em função das pressões de saída dos setores, buscando mantê-la constante e nas VRPs controlando também as pressões na saída do setor, buscando mantê-la em um valor pré definido. Os controladores atuam de forma independente entre eles, porém apresenta em comum o mesmo sinal de entrada, as pressões nos ramais.
Downloads
Referências
BEZERRA, S. M., & SILVA, S. A. (2009). Automação e Controle. In: H. P. GOMES, Sistemas de Bombeamento - Eficiência Energética. 1ª ed. João Pessoa, PB.
CAMBOIM, W. L. (2008). Aplicações de Técnicas de Controle Fuzzy para Sistemas de Abastecimento de Água. In: Dissertação de Mestrado. João Pessoa, PB.
CAMBOIM, W. L., SILVA, S. A., & GOMES, H. P. (2014). Aplicação de Técnicas Fuzzy no Controle de Pressão em Sistemas de Abastecimento de Água. João Pessoa, PB.
CARIIJO, I. B., REIS, L. R., CHEUNG, P. B., SOARES, A. K., & SILVA, F. d. (2003). Otimização da Operação de Sistemas de Distribuição de Água Utilizandoo Algorítimos Genéticos Multiobjetivo. Acesso em 20 de novembro de 2014, disponível em http://www.bwd.com.br/geasd/fotos/gea publicacoes18.pdf
CARVALHO, P. S. (2012). Controle para Bombeamento Distribuído com Vistas à Minimização dos Custos Energéticos Aplicado a Sistemas de Abastecimentos de Água.
CREACO, E., & FRANCHINI, M. (2013). A New Algorithm for Real-Time Pressure Control in Water Distribution Networks.
GOMES, H. P., Garcia, R. P., & Rey, P. L. (2007). Abastecimento de Água, o Estado da Arte e Técnicas Avançadas. Editora Universitária - UFPB, João Pessoa, PB.
KANG, D. (2014). Real-Time Optimal Control of Water Distribution Systems.
LUVIZOTTO JÚNIOR, E. (1995). Controle Operacional de Redes de Abastecimento de Água Auxiliado por Computador. São Paulo - SP.
RALIZE, C. C., & MARQUES, R. S. (2006). Elementos de Automação. Módulo I - Conceitos. In: Departamento de Engenharia de Manutenção. SABESP. São Paulo, SP.
SPOLAOR, M. T. (2011). Automação nos Sistemas de Abastecimento de Água. Caso do Cotrole da Reversão de Distribuição. In: Disertação de Mestrado - UNICAMP. Campinas, SP, São Paulo, Brasil.
TSUTIYA, M. T. (2006). Abastecimento de Água. São Paulo: Depart. de Engª Hidráulica e Sanitária, Escola Politécnica da Univ. de São Paulo, SP.
YANG, Z., WU, L., & DONG, X. (2010). Control System Desing for Contant Pressure Water Supply, second International Conference on Multimedia and Information Technology.
Zadeh, L. A. (1965). Fuzzy Sets. On formation and control.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.