AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA DE PUNÇÃO EM LAJES COGUMELO COM ARMADURA DE CISALHAMENTO VIA ANÁLISE DE CONFIABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i24.21029Palavras-chave:
Punção. Análise de confiabilidade. Ãndice de segurança. Laje cogumelo.Resumo
O objetivo deste trabalho é avaliar os índices de segurança de punção em lajes cogumelo com armadura de cisalhamento via análise de confiabilidade. As variáveis aleatórias consideradas no problema serão geradas randomicamente considerando cada tipo de distribuição de probabilidade envolvida no problema e parâmetros consagrados na literatura. Foram feitas variações de perímetro crítico, taxa de armadura da laje, coeficiente de resistência do concreto à compressão, coeficiente de resistência do aço à tração e cargas permanente e acidental com o intuito de se analisar o nível de segurança para as oscilações realizadas. A análise foi feita para a formulação NBR 6118:2014 a fim de se estudar o comportamento das variáveis.
Downloads
Referências
ALVES PEREIRA, E. D. , Análise Comparativa de Normas para Cálculo de Lajes Submetidas ao Efeito de Punção. Curitiba, Brasil, 2014.
AMERICAN CONCRETE INSTITUTE. ACI 318-02. Building Code Requirments for Structural Concrete and Commentary (ACI 318R-02). Farmington Hills, Michigan (2002).
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 6118 ”“ Projeto de Estruturas de Concreto. Rio de Janeiro, Brasil (2003).
BECK, A.. ”“ Curso de Confiabilidade Estrutural. Apostila USP/São Carlos, 2010.
COMITÉ EURO-INTERNATIONAL DU BÉTON, CEB - FIP. CEB ”“ FIP Model Code Design Code 1990: Final Draft. Bulletin d’Information, CEB, Lousanne, Switzerland (1991).
D’ÁVILA DIAS, L. C.; RIOS, R. D. - Estudo do Efeito de Punção em Lajes Lisas e Cogumelo Mediante a Utilização de Normas Técnicas e Resultados Experimentais. Cinpar (2010).
FERREIRA, M. P. - Punção em Lajes de Concreto Armado com Armaduras de Cisalhamento e Momentos Desbalanceados. Tese de Doutorado em Estruturas e Construção Civil, Publicação E.TD ”“ 007 A/10 Departamento de Engenharia Civil e Ambiental de Brasília, Brasília, DF, Brasil (2012).
HENRIQUES, A. A. R., Aplicação de Novos Conceitos de Segurança no Dimensionamento do Betão Estrutural. Tese Doutorado. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.1998.
NEVES, R. A. ”“ Desenvolvimento de Modelos Mecânicos-Probabilisticos Para Estruturas de Pavimentos de Edificios. Tese de Doutorado. USP. Escola de Engenharia de São Carlos, SP, Brasil (2004).
PANTOJA, J. C. - Geração Automática Via Otimização Topológica e Avaliação de Segurança de Modelos de Bielas e Tirantes. Tese de Doutorado, Engenharia Civil, PUC-RIO, Brasil (2012).
PONTES DOS SANTOS, V. M. ”“ Análise de Confiabilidade em Modelos de Bielas e Tirantes. Tese Mestrado, Engenharia Civil, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil (2014).
SAGRILO, L. V. S. ”“ Apostila do curso de confiabilidade estrutural. PEC/COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil, 2004.
SOUZA, L. P. - Avaliação de Confiabilidade Estrutural com Monte Carlo e Redes Neurais em um Ambiente de Software Integrado. Mestrado, Engenharia Civil, UFF, Niterói, Brasil, 2005.
SOUZA, L. P. - Avaliação de Confiabilidade Estrutural com Monte Carlo e Redes Neurais em um Ambiente de Software Integrado. Mestrado, Engenharia Civil, UFF, Niterói, Brasil (2005).
TRAUTWEIN MOUTA, LEANDRO ”“ Punção em Lajes Cogumelo de Concreto Armado: Análise Experimental e Numérica. Tese Doutorado, Engenharia Civil, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil (2006).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.