UM MÉTODO SIMPLIFICADO PARA ANÁLISE NÃO-LINEAR GEOMÉTRICA NO FTOOL

Autores

  • Maria Flavia D. S. Silva PUC-Rio
  • Ivan F. M. Menezes
  • Luiz Fernando Martha

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i24.21028

Palavras-chave:

Não-linearidade geométrica. Dois Ciclos Iterativos. Ftool.

Resumo

Este trabalho apresenta um método simplificado utilizado para efetuar análises não lineares geométricas no software Ftool. O método dos Dois Ciclos Iterativos (“Two cycles iterative method, [Chen e Lui, 1991]”) é descrito como uma alternativa aos métodos mais complexos usualmente empregados nesse tipo de análise, com a vantagem de exigir um esforço computacional significativamente menor. Foram feitas análises não-lineares geométricas em pórticos planos contraventados e não-contraventados empregando tanto o método dos Dois Ciclos Iterativos quanto o método tradicional de Newton-Raphson, por meio do qual foi efetuada uma análise não-linear geométrica completa, e comparados os resultados obtidos para deslocamentos e esforços internos nas estruturas. Tais resultados mostram que, para um certo nível de discretização do modelo, o método dos Dois Ciclos Iterativos fornece valores bastante próximos aos encontrados com o método de Newton- Raphson, provando ser uma alternativa viável na análise não-linear geométrica de estruturas planas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2014. NBR 6118 Projeto de Estruturas de Concreto ”“ Procedimento.

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2008. NBR 8800 Projeto de Estruturas de Aço e de Estruturas Mistas de Aço e Concreto de Edifícios.

Andrade, S., Vellasco, P., 2016. Comportamento e Projeto de Estruturas de Aço. Elsevier.

Autodesk Robot Structural Analysis, 2010. Metric Getting Started Guide.

Autodesk Robot Structural Analysis Professional, 2009. Training Manual ”“ Metric Version.

Chen, W. F., Lui, E.M., 1991. Stability Design of Steel Frames. CRC Press.

Martha, L. F., 2015. Um Programa Gráfico-Interativo para Ensino de Comportamento de Estruturas. Versão Educacional 3.01.

McGuire, W., Gallagher, R.H., Ziemian, R.D.,2000. Matrix Structural Analysis. John Wiley & Sons.

Silva, R. G. L., 2004. Avaliação dos Efeitos de 2ª Ordem em Edifícios de Aço Utilizando Métodos Aproximados e Análise Rigorosa. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais.

STAAD.Pro, 2012. Technical Reference Manual. V8i (SELECTSeries 4).

Downloads

Publicado

2017-02-08

Como Citar

Silva, M. F. D. S., Menezes, I. F. M., & Martha, L. F. (2017). UM MÉTODO SIMPLIFICADO PARA ANÁLISE NÃO-LINEAR GEOMÉTRICA NO FTOOL. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(24), 286–306. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i24.21028