ANÁLISE NÃO-LINEAR DA CONTRIBUIÇÃO DE ARMADURAS COMPLEMENTARES NA RESISTÊNCIA AO ARRANCAMENTO DE PINOS EMBUTIDOS EM CONCRETO

Autores

  • Tássio F. Queiroz UFPA
  • Frederico P. Maués
  • Hamilton Costa
  • Patrick A. B. V. Silva
  • Maurício P. Ferreira
  • Marcos H. Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i18.20963

Palavras-chave:

Conectores de aço com cabeça. Arrancamento de conectores. Armadura complementar. Vigas de concreto armado. Análise não-linear.

Resumo

Conectores de aço com cabeça são empregados na ligação entre estruturas mistas de aço e concreto e em estruturas pré-moldadas. Quando solicitados à tração, a resistência ao arrancamento é fator determinante no projeto e o modo de ruptura pela formação do cone de concreto pode ser frágil. Uma das formas de aumentar a resistência dessa ligação é utilizar armaduras complementares. Para avaliar a influência da armadura complementar na resistência ao arrancamento, foram elaborados 6 modelos computacionais não-lineares em EPD no programa MIDAS FEA, com base em uma série de ensaios experimentais de conectores embutidos em vigotas de concreto armado. A modelagem buscou avaliar a influência do diâmetro da armadura complementar, do número de pernas interceptando o cone de concreto e da distância do conector até da armadura complementar. Foi realizado um estudo paramétrico para ajustar as propriedades do concreto, variando a resistência à tração, módulo de elasticidade e a energia de fratura. A análise computacional realizada apresenta tabelas com carga de ruptura, gráficos de carga x deslocamento, carga x deformação na armadura longitudinal e carga x deformação na armadura transversal, de forma geral se apresentando em boa concordância com os resultados experimentais.

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Publicado

2017-02-08

Como Citar

Queiroz, T. F., Maués, F. P., Costa, H., Silva, P. A. B. V., Ferreira, M. P., & Oliveira, M. H. (2017). ANÁLISE NÃO-LINEAR DA CONTRIBUIÇÃO DE ARMADURAS COMPLEMENTARES NA RESISTÊNCIA AO ARRANCAMENTO DE PINOS EMBUTIDOS EM CONCRETO. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(18), 242–259. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i18.20963

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