ANÁLISE ESTÁTICA DE UM SISTEMA DE AMARRAÇÃO DE NAVIO
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i22.20876Palavras-chave:
Navio. Amarração. Newton-Raphson.Resumo
Para obtenção dos esforços de amarração de um sistema dinâmico composto por navio, defensas e linhas de amarração, o procedimento da Espanha, Recomendaciones de Obras Marítimas (ROM 2.0-11), permite a utilização de modelos simplificados que reduzem o problema a uma análise estática com os modos de movimento desacoplados. A fim de garantir a consistência das forças de amarração durante a atividade de projeto é necessário analisar as consequências de cada simplificação. O presente estudo visa a comparar os resultados obtidos pelas simplificações assumidas pelo Método 2 (proposto pela ROM 2.0-11) com os resultados de um modelo de maior hierarquia. Elabora-se, um modelo não linear de navio atracado lateralmente e calculam-se as forças do sistema e os deslocamentos relacionados. O modelo proposto permite apenas movimentos horizontais, e a busca pela posição de equilíbrio leva a um sistema de três equações não lineares cuja solução é obtida pelo método numérico de Newton-Raphson. Dessa análise obtêm-se curvas que relacionam a força de restauração com os deslocamentos e calcula-se o equilíbrio para alguns casos de esforço externo. Resulta desse estudo um método para determinação das forças de restauração não hidrodinâmicas, que são uma das parcelas que compõem a equação de movimento do navio.
Downloads
Referências
Kiusalaas, J. Numerical Methods in Engineering with Python 3. Cambridge University Press.
OCIMF. Marine equipment guidelines, 3rd Ed. Witherby Seamanship Int. Livingston, UK.
Recomendaciones de Obras Marítimas. ROM 2.0-11 ”“ Recomendaciones para el proyecto y
ejecución en obras de atraque y amarre, 2012.
Thompson, J. M. T.; Stewart, H. B. Chaotic Motions of an Impacting System. Nonlinear
Dynamics and Chaos ”“ 2nd ed ”“ Capítulo 15. John Wiley & Sons, Ltd. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.