MODELOS ANALÍTICO-NUMÉRICOS PARA INTERAÇÃO DINÂMICA VEÍCULO-PAVIMENTO-ESTRUTURA

Autores

  • Andréa Oliveira de Araújo UFRJ
  • Michèle Schubert Pfeil UFRJ
  • Hugo Campêlo Mota UFRJ
  • Ronaldo Carvalho Battista

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i22.20870

Palavras-chave:

Pontes Rodoviárias. Interação dinâmica. Veículo-Pavimento-Estrutura.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a comparação entre resultados obtidos de duas modelagens para interação dinâmica veículo - pavimento - estrutura de ponte: uma em que a estrutura é representada por modelo numérico unifilar e a solução é modal e outra em que o tabuleiro da ponte é modelado por elementos finitos de casca sendo a solução do problema efetuada em coordenadas nodais. Os modelos foram aplicados a uma estrutura de ponte que representa grande parte das obras de arte brasileira, sob a passagem de um veículo de três eixos em distintas condições do pavimento. Os resultados em termos de deslocamento mostram uma boa correlação entre os métodos, desde que os dois tipos de modelo numérico da estrutura representem de forma equivalente as propriedades dinâmicas associadas aos modos de vibração determinantes no comportamento da ponte sob a ação da passagem de veículos.

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Publicado

2017-02-08

Como Citar

Araújo, A. O. de, Pfeil, M. S., Mota, H. C., & Battista, R. C. (2017). MODELOS ANALÍTICO-NUMÉRICOS PARA INTERAÇÃO DINÂMICA VEÍCULO-PAVIMENTO-ESTRUTURA. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(22), 109–124. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i22.20870