OTIMIZAÇÃO DE RISERS COMPÓSITOS UTILIZANDO ALGORITMOS BIOINSPIRADOS

Autores

  • Marina Alves Maia
  • Evandro Parente Junior

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i25.20861

Palavras-chave:

Otimização. Materiais compósitos. Risers.

Resumo

Este trabalho apresenta uma metodologia para otimização de risers de material compósito em configuração de catenária livre, visando a redução do custo de fabricação através da minimização da quantidade de material compósito utilizado. As variáveis de projeto são o número de lâminas, a orientação e a espessura de cada uma delas, estando limitadas a valores discretos. O modelo inclui restrições de resistência e estabilidade do riser. Devido ao uso de variáveis discretas, a otimização é feita utilizando dois tipos de algoritmos bioinspirados: os Algoritmos Genéticos (AG) e a Otimização por Nuvem de Partículas (PSO). A formulação utiliza uma metodologia de análise global-local, sendo um modelo de cabo inextensível utilizado na análise global e a Teoria Clássica da Laminação (TCL) utilizada na análise local. Foram investigadas alternativas de projeto considerado as propriedades do material compósito no estado não degradado e no estado degradado. Os resultados obtidos pelos dois algortimos convergiram e foram coerentes com o esperado: a espessura da parede do riser é maior quando se considera o efeito da corrente. As propriedades (degradadas ou não degradadas) do material compósito, entretanto, não influenciaram na espessura final otimizada. Destaca-se, por fim, o desempenho do PSO, que atingiu convergência mais rápido junto à melhores taxas de sucesso em comparação aos AG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Det Norske Veritas (DNV), 2013. DNV-OS-C501 ”“ Composite Components.

Ochoa, O. O., 2006. Composite Riser: Experience and Design Guidance, final project report. Offshore Technology Research Center (OTRC), Texas A&M University.

Silva, R. F., Teófilo, F. A. F., Parente Jr., E., Melo, A. M. C., Holanda, A. S., 2013. Optimization of composite catenary risers, Marine Structures, v. 33, p. 1-20.

Rocha, I. B. C. M., 2013. Análise e Otimizacão de Cascas Laminadas considerando Não-Linearidade Geométrica e Falha Progressiva. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2017-02-08

Como Citar

Maia, M. A., & Parente Junior, E. (2017). OTIMIZAÇÃO DE RISERS COMPÓSITOS UTILIZANDO ALGORITMOS BIOINSPIRADOS. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(25), 185–194. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i25.20861

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)