UM ESTUDO DA PROPAGAÇÃO DE ONDAS EM DUTOS SUBMETIDOS A TRANSIENTES HIDRÁULICOS

Autores

  • Matheus Santinello
  • Lineu José Pedroso

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i26.20835

Palavras-chave:

Método das Características. Fechamento de Válvulas. Escoamento de Fluídos. Transientes Hidráulicos.

Resumo

Com o avanço da tecnologia, a construção de equipamentos mais robustos e emprego de velocidades de escoamento mais altas, tornam o problema de fenômenos hidráulicos transitórios cada vez mais importantes. Os transientes podem ter várias origens, tais como fechamento ou abertura de válvula, início ou parada de bombas, explosões, impactos, terremotos, etc. Estes transientes precisam ser levados em conta em Centrais Nucleares, tubulações de hidroelétricas, em sistemas de abastecimento de água das cidades,etc., pois o consequente aumento das pressões nas estruturas pode por em risco os seus funcionamentos e até causar uma possível ruína. Devido a complexidade da análise da propagação de uma onda são usados modelagens numéricas. Neste trabalho, a equação da onda unidimensional é resolvida pelo método das características associado a técnica das diferenças finitas. O método é aplicado para a resolução das equações fundamentais que regem os problemas de transientes, que são as equações da continuidade, da conservação da quantidade de movimento e a equação de estado, além de considerar as condições de contorno de um determinado problema. Neste trabalho, foi analisado o transiente no caso de fechamento brusco e parabólico de válvula, e os resultados foram coerentes com o previsto pela teoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Contractor, D.N. ”“ The Reflection of Waterhammer Pressure Waves From Minor Losses, Journey of Basic Engineering, pp.445-452, jun (1965)

Nascimento, C.M.B.M ”“Estudo de Transientes em Dutos de Derivados de Petróleo, Universidade de Brasília (2002)

Neri, L.J.A.L e Pedroso L.J- Aspectos Numéricos na Avaliação de Escoamentos Transientes em Tubulações (1999)

Pedroso, L.J.; Vital de de Brito, J.L. e Barbosa, A.N. - TRANS- A computer code for the Analysis of Transients in Nuclear Reactors Piping Networks, V CGEN, R.J., Vol I pp.1-6, Aug (1994)

Streeter, V.L. e Wylie, E.B. ”“ Hydraulic Transients, McGraw-Hill Company, E.U.A (1967)

Downloads

Publicado

2017-02-10

Como Citar

Santinello, M., & Pedroso, L. J. (2017). UM ESTUDO DA PROPAGAÇÃO DE ONDAS EM DUTOS SUBMETIDOS A TRANSIENTES HIDRÁULICOS. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(26), 159–165. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i26.20835