ANÁLISE DE CONVERGÊNCIA UM QUADRO DE BICICLETA DO TIPO MOUNTAIN BIKE
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i26.20831Palavras-chave:
Quadro de Bicicleta. Análise de Convergência. Elementos Finitos.Resumo
Os projetos de engenharia necessitam, em sua maioria, da análise estrutural na avaliação de seus resultados. Esta análise pode ser conduzida da forma experimental ou numérica. Dentre os métodos numéricos, destaca-se o Método dos Elementos Finitos que trata a estrutura através de subdomínios, representados por equações de governo que, na contemplação das conectividades nodais, são capazes de extrair resultados aproximados e mais realísticos do problema. Este artigo apresenta a fundamentação contextual e numérica referente à análise de convergência de um quadro de bicicleta, numa abordagem estática de elementos finitos utilizando a ferramenta computacional ANSYS.
Downloads
Referências
Bosch, R., 2004. Manual de tecnologia automotiva; tradução da 25º edição alemã; São Paulo ”“ SP; ed.: Edgard blücher;
Arcelormittal Inox Brasil. Catálogo de aços, 2016. Disponível: http://brasil.arcelormittal.com.br/pdf/quem-somos/guia-aco.pdf. Acesso em 10 de junho de 2016.
Silva, A. D. de M. M.; Ferreira, A. D. B. L.; Costa, M. I. M.; Abreu, S. A. C., 2014. Análise estrutural do quadro de uma bicicleta. Departamento de Engenharia Mecânica, Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica. Simulação de processos tecnológicos, Universidade do Porto.
Soriano, H.L., 2003. Elementos Finitos em Análise de Estruturas. São Paulo, EDUSP, pp 10-21.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.