ANÁLISE ESTÁTICA DE CHASSI BASEADA EM UM MODELO FORMULA SAE UTILIZANDO ANSYS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i26.20827Palavras-chave:
Chassi. Análise de convergência. Elementos Finitos. Otimização.Resumo
O chassi é a principal estrutura de um veículo. Nele estão acoplados todos os subsistemas do automóvel. Desta forma, esta estrutura deve ser projetada para garantir a absorção dos esforços provenientes das cargas permanentes, bem como das cargas acidentais nafinalidade de proteger o usuário que se encontra no interior do automóvel. A estrutura, portanto, deverá ser flexível para garantir a proteção do passageiro e leve para atender as demandas de velocidade e economia, dentre outras. O presente trabalho propõe a análise estática de um chassi modelo fórmula SAE, por meio de duas modelagens que utilizam elementos unidimensionais. Será conduzida uma análise de convergência com o uso do ANSYS. Desta forma serão avaliados o desempenho dos elementos e suas limitações. Buscar-se-á, também um modelo mais econômico, tomando-se como limites de sua viabilidade a tensão máxima admissível.
Downloads
Referências
Santos, Hélio J. O., 2013. Projeto de um chassi tubular para um veículo de competição “Single Seater”, Dissertação de mestrado, FEUP.
Soares, F. S., Geritz, L. C., Cervieri, A., Aires, A. F. R., & da Silveira, M. A.,2012.
Desenvolvimento de um chassi automotivo para um veículo elétrico de pequeno porte, Revista de iniciação científica da ULBRA ”“ N°10/2012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.