ESTUDO NUMÉRICO DE CONECTORES DE CISALHAMENTO EM BARRAS DE AÇO PARA VIGAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i2.20758Palavras-chave:
Estruturas mistas. Aço. Concreto. Conectores de cisalhamento.Resumo
As estruturas mistas apresentam grandes vantagens quanto a aspectos estruturais e construtivos, sendo os conectores de cisalhamento determinantes para a obtenção da interação entre os materiais (aço e concreto). Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um conector de cisalhamento com barras de aço CA50-A, proposto para uso em viga mista de aço e concreto. O conector proposto é de fácil execução e pode servir como alternativa viável ao uso dos conectores stud e ‘U’. Foi idealizada uma geometria para o conector que propiciasse baixo custo de produção, facilidade de execução, maiores valores de carga resistente e eficiência quanto a resistência aos deslizamentos relativos entre o perfil metálico e a laje de concreto. A fim de avaliar o comportamento dos conectores treliçados foram realizados estudos numéricos através do Método dos Elementos Finitos (MEF), simulando-se ensaios de push-out em vigas mistas. Os estudos numéricos investigaram o comportamento dos modelos quanto à distribuição de tensões e deslizamento do perfil em relação à s lajes dos modelos. Os resultados das análises numéricas proporcionaram uma visão global do funcionamento dos conectores stud e treliçados, com resultados que evidenciaram vantagens do conector treliçado em relação ao conector stud.
Downloads
Referências
Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2008. NBR 8800: Projeto e execução de estruturas de aço e de mistas aço e concreto de edifícios. Rio de Janeiro.
Barbosa, P. C., 2000. Estudo da interação de paredes de alvenaria estrutural com vigas de concreto armado. Dissertação de Mestrado, Escola de Engenharia de São Carlos ”“ USP/São Carlos.
Calvacante, O.R.O., 2010. Estudo de Conectores de Cisalhamento do Tipo ‘V’ em Vigas Mistas. Tese de Doutorado em Estruturas e Construção Civil, Universidade de Brasília/ Brasília.
European Committee for Standardization, 2004. Eurocode 4- Design of composite steel and concrete structures Part 1.1 General rules and rules for buildings. Bruxelas.
Kalfas, C. et al., 1997. Inelastic behavior of shear connection by a method based on FEM. Journal of Construction Steel Research, v.44.
Kotinda, T. I., 2006. Modelagem numérica de vigas mistas aço-concreto simplesmente apoiadas: ênfase ao estudo da interface laje-viga. Dissertação de Mestrado, Escola de Engenharia de São Carlos ”“ USP/São Carlos.
Oehlers, Deric J. Park, Sung M., 1998. Shear connectors composite Beams with longitudinally crack slabs, Journal of Structural Engineering, Vol. 118, Paper No. 03.
Salari, M. R. Sapacone, E., 2001. Analysis of steel-concrete composite frames with Bond-slip, Journal of Structural Engineering, Vol. 127, Paper No. 11.
Tristão, Gustavo A., 2002. Comportamento de conectores de cisalhamento em vigas mistas aço-concreto com análise da resposta numérica. Dissertação de Mestrado, Escola de Engenharia de São Carlos ”“ USP/São Carlos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.