MODELAGEM NUMÉRICA E ESTUDO DA RESPOSTA DINÂMICA DE SISTEMAS ESTRUTURAIS PARA FUNDAÇÕES DE MÁQUINAS

Autores

  • Douglas Martins Cavalcanti Rodrigues UERJ
  • José Guilherme Santos da Silva UERJ
  • Rodrigo Bird Burgos

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i2.20752

Palavras-chave:

Fundações de máquinas. Dinâmica estrutural. Modelagem numérica.

Resumo

Este trabalho de pesquisa tem por objetivo principal a análise dinâmica determinística, no domínio do tempo, de um sistema estrutural de fundações em concreto armado, quando submetido à ação de um compressor de grande porte instalado em uma indústria para produção de gases do ar. O sistema estrutural em estudo tem como base uma fundação direta com dimensões aproximadas, em planta, de 15m x 12m, necessária para suportar um conjunto compressor-motor de cerca de 190 toneladas, posicionado a 4m de um piso de referência. Para a modelagem numérica do sistema estrutural são empregadas técnicas usuais de discretização, via método dos elementos finitos (MEF), por meio do software CSi SAP2000 V.17.2.0. Com base na metodologia de análise desenvolvida, a resposta estrutural dinâmica do sistema de fundações em concreto armado é devidamente avaliada, em termos dos valores das frequências naturais, deslocamentos e velocidades. Os valores máximos da resposta dinâmica do sistema são comparados com os valores limites recomendados por normas e recomendações de projeto, objetivando uma avaliação criteriosa, no que tange ao desempenho da estrutura em termos de vibrações excessivas e no que tange aos aspectos econômicos envolvidos na concepção do sistema de fundações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Dalbone, A.R.; Sánchez Filho, E. de S., 2011. Análise Dinâmica de Fundações Diretas para Máquinas Rotativas. Engenharia Estudo e Pesquisa. vol. 11, n. 2, pp. 36-46.

ISO 1940-1, 2003. Mechanical vibration. Balance quality requirements for rotors in a constant (rigid) state. Part 1: specification and verification of balance tolerances.

Machado, F.G., Estudo do Comportamento de Fundações Submetidas a Vibrações de Máquinas. Dissertação de Mestrado, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2010.

Neto, E.S.A, 1989. Introdução à Análise Dinâmica de Fundações de Máquinas. Dissertação de Mestrado,USP, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Brasil, 1989.

Rodrigues, D.M.C., 2016. Estudo da Resposta Estrutural Dinâmica de Fundações de Máquinas sobre Estacas (Em desenvolvimento). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, PGECIV, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

SAP2000 Advanced 17.2.0, Computers & Structures, Inc. 1995 University Avenue - Berkeley, California 94704 USA

Souza Costa, G.A., 2013. Análise Vibratória de Fundações de Máquinas sobre Estacas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, PGECIV, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-01-10

Como Citar

Cavalcanti Rodrigues, D. M., Silva, J. G. S. da, & Burgos, R. B. (2017). MODELAGEM NUMÉRICA E ESTUDO DA RESPOSTA DINÂMICA DE SISTEMAS ESTRUTURAIS PARA FUNDAÇÕES DE MÁQUINAS. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(2), 202–218. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i2.20752