CONSTRUÇÃO, OPERAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E ENERGÉTICA DO BIOGÁS PRODUZIDO EM BIODIGESTOR EXPERIMENTAL

Autores

  • Carlos Felipe Ilha Pereira
  • Marcelo Bento Silva
  • Wytler Cordeiro dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v1i1.20720

Resumo

A biodigestão anaeróbia é uma alternativa renovável de energia. Neste estudo os objetivos foram a análise de seus fundamentos, a construção e operação de um biodigestor, a identificação dos parâmetros que influenciam na obtenção do gás metano e sua caracterização através da técnica analítica de espectroscopia de IR. Para a realização do trabalho, desenvolveu-se um protótipo para monitoramento e obtenção de gás metano, caracterização do biogás por meio do espectrômetro Thermo Scientific Nicole iS10 FT-IR e quantificação da energia do biogas com transferência dessa energia à água com posterior quantificação do gás metano presente no biogás. Para tanto, utilizou-se de dados da literatura que listam a quantidade energia obtida na queima do biogás. Os resultados apontaram a produção de metano, dióxido de carbono, água (vapor) e outros compostos previstos nas equações parciais. Por meio da análise espectroscópica, identificou-se que a variação da concentração de metano, no decorrer do tempo, aumentou até o 120 dia. Observou-se que a presença de gás oxigênio, no início da reação, e o formato da câmara de biodigestão interferem na obtenção do gás metano. A temperatura do reator influenciou a grandeza de vazão do metano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, L. C. A. “Espectroscopia no infravermelho na caracterização de compostos orgânicos”. Editora UFV, Viçosa, p. 13-60, 2007.

CORTEZ, L. A. B; LORA, E.E.S; GÓMEZ, E.O. “Biomassa para energia”. Editora da Unicamp, Campinas, 2008.

COLATI, K. A. P; SANTOS, R. B.; JÚNIOR, C. G. Z.; FILHO, E. N. CUNHA, A. G.; Construção de uma célula de gás de baixo custo para análise no infravermelho. Nota técnica, Universidade Federal do Espírito Santo, 2010.

JÚNIOR, L. O. Efeitos da injeção de água na performance e característica de emissões em motores diesel de injeção direta utilizando misturas diesel-biodiesel. Projeto de graduação, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

SILVA, W. R. “Estudo cinético do processo de digestão anaeróbia de resíduos sólidos vegetais”. Tese de Doutorado. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.

SILVERSTAIN, R. M; Webster, F. X; Kiemle D. J. “Identificação espectrométrica de compostos orgânicos”. Editora LTC, 7. Ed. Rio de Janeiro, 2006.

Downloads

Publicado

2015-09-14

Como Citar

Pereira, C. F. I., Silva, M. B., & Santos, W. C. dos. (2015). CONSTRUÇÃO, OPERAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E ENERGÉTICA DO BIOGÁS PRODUZIDO EM BIODIGESTOR EXPERIMENTAL. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 1(1). https://doi.org/10.26512/ripe.v1i1.20720

Edição

Seção

Artigos