Estimativa do Transporte Sedimentar Induzido por Ondas de Norte na Porção Sul da Margem Oeste do Canal do Canal de Acesso ao Porto do Rio Grande (4ª Secção da Barra do Rio Grande, RS)

Autores

  • Gabriel Mello Vieira Lima Universidade Federal do Rio Grande
  • José Antônio Scotti Fontoura
  • Natália Lemke
  • Marine Jusiane Bastos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v5i1.19189

Palavras-chave:

transporte de sedimento. praias estuarinas. morfodinâmica praial. Lagoa dos Patos.

Resumo

O estudo buscou estimar o transporte sedimentar médio induzido pelas ondas provenientes da Lagoa dos Patos, RS. Foram adquiridos, dados de ondas da Lagoa dos Patos, utilizando o modelo SWAN calibrado por Lemke (2015), dados sedimentológicos (D50 médio encontrado igual a 0,1618 mm) e dados batimétricos, tudo com o objetivo de alimentar o modelo DELFT 3D ”“ módulo morfológico, que é capaz estimar o transporte sedimentar médio da região. Os maiores valores encontrados de transporte sedimentar médio foram para as regiões mais próximas da incidência da onda, ou seja, com a onda incidindo de direção Norte, o maior valor de transporte ocorreu à jusante do cais do TECON. Apesar de toda limitação de dados das forçantes físicas atuantes, concluiu-se que, nos casos considerados, há um rápido decaimento na altura da onda ao longo do canal, sendo quase que imperceptível a sua ocorrência na parte mais a Sul. Essa situação implicou diretamente nos resultados dos volumes transportados na margem estudada, pois com a propagação desses casos de ondas, não houve energia suficiente para mobilizar sedimentos na extremidade oposta à entrada das ondas. Ainda, cabe dizer que não é possível considerar as taxas encontradas como erosão/acreção de área, isto porque outras forçantes importantes não foram incluídas ao modelo.

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Publicado

2019-02-12

Como Citar

Lima, G. M. V., Fontoura, J. A. S., Lemke, N., & da Silva, M. J. B. (2019). Estimativa do Transporte Sedimentar Induzido por Ondas de Norte na Porção Sul da Margem Oeste do Canal do Canal de Acesso ao Porto do Rio Grande (4ª Secção da Barra do Rio Grande, RS). Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 5(1), 177–185. https://doi.org/10.26512/ripe.v5i1.19189