Estudo numérico das propriedades viscoelásticas no domínio do tempo em misturas asfálticas do tipo CPA
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v5i1.19140Palavras-chave:
Série de Prony. propriedades viscoelásticas. mistura asfáltica.Resumo
O artigo apresenta as simulações numéricas do ensaio de fluência estática (Creep Compliance) para várias misturas asfálticas tipo CPA (camada porosa de atrito). Os ensaios de fluência estática foram realizados a 25°C e resultam nos parâmetros constitutivos representados pela série de Prony. Os parâmetros constitutivos viscoelásticos são obtidos a partir das relações entre as funções no domínio do tempo: a função fluência e o modulo de Relaxação. Para a modelagem numérica foi utilizado o método dos elementos finitos e são modelados em 3D corpos de prova com dimensões aproximadas de 66 a 62 mm de altura e 102 mm de diâmetro. Para realizar a modelagem numérica foi utilizado o elemento finito C3D20R, com integração reduzida, já que baseado em estudos de convergência anteriores mostrou resultados mais acurados para analises de problemas similares. Foram determinadas dois conjuntos de parâmetros e comparados os resultados de simulações numéricas em várias misturas asfálticas. Os resultados mostram que para as misturas estudadas a escolha do método para determinar os parâmetros constitutivos tem pouca influência nos resultados numéricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.