CARACTERIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO DESGASTE DA LIGA DE ALUMÍNIO SAE 305 APÓS PROCESSO DE ANODIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v3i1.14411Palavras-chave:
Resistência ao desgaste. Liga de alumínio SAE 305. Alumínio anodizadoResumo
A baixa dureza e resistência ao desgaste do alumínio e suas ligas são fatores de restrição à aplicação dos mesmos. No entanto, nas últimas décadas, vários tratamentos superficiais têm sido desenvolvidos possibilitando diversificar a aplicabilidade das ligas de alumínio, notadamente nas indústrias automotiva e aeroespacial. O presente trabalho pretende estudar o comportamento da Anodização sobre a resistência ao desgaste superficial da liga de alumínio SAE 305. O estudo comparativo foi realizado através de ensaios de desgaste por deslizamento recíproco, na configuração esfera-sobre-plano. Para todos os ensaios foi adotada uma carga normal de contato de 10 N, com uma faixa de deslocamento de 4 mm, uma frequência de oscilação linear de 8 Hz, e dois tempos de duração de ensaio (30 minutos e 60 minutos). O desgaste das amostras foi mensurado através da perda volumétrica utilizando microscopia confocal de varredura a laser. Os resultados mostraram que as amostras da liga de alumínio anodizado tiveram suave aumento na resistência em relação às amostras sem revestimento. Os resultados foram discutidos em termos dos mecanismos de desgaste, que foram caracterizados através de análise utilizando microscopia confocal de varredura a laser.
Palavras-chave: Resistência ao desgaste, Liga de alumínio SAE 305, Alumínio anodizado
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.