Metodologia de Cálculo do Fator de Forma para Geometrias Tridimensionais Considerando os Efeitos de Obstrução
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v3i2.14403Palavras-chave:
Fator de forma. obstrução. transferência de calor. radiação. simulação numérica.Resumo
Em muitas aplicações de engenharia é necessário o conhecimento da transferência de calor por radiação entre superfícies. O parâmetro que contabiliza a fração de energia radiativa recebida por um corpo proveniente de outro é chamado fator de forma. Os estudos que envolvem o cálculo do fator de forma se tornam complicados quando são analisadas geometrias complexas, dificultando a obtenção deste parâmetro por meio de soluções analíticas. Para tanto é necessária à utilização de um método de solução numérico. Por conta do exposto, o presente trabalho apresenta uma metodologia numérica que utiliza malhas tetraédricas para o cálculo do fator de forma para geometrias tridimensionais, considerando os efeitos de obstrução. Como será visto, os resultados obtidos com a metodologia proposta são satisfatórios, pois se aproximam de resultados analíticos disponibilizados na literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.