Chamada permanente para pareceristas
CHAMADA PERMANENTE PARA CADASTRO DE PARECERISTAS
A Direito.UnB (ISSN 2357-8009) — a Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da UnB — divulga e solicita a doutores e pós-doutores em Direito ou na área de ciências sociais aplicadas e afins a fazerem parte de nosso corpo de avaliadores ad hoc.
São condições exigidas para o cadastramento:
- Possuir doutorado ou pós-doutorado;
- Produção científica e currículo Lattes atualizados;
- Ter interesse e disponibilidade para colaborar com o processo de avaliação de artigos;
- Cadastrar-se na plataforma do periódico: https://tinyurl.com/cadastrodireitounb como avaliador/a.
Ainda, os interessados devem preencher o formulário disponível no endereço: https://forms.gle/TWMWDUPFZgS7bUzN9 (todas as informações serão usadas exclusivamente para a publicação da revista, sendo restrito o acesso para outras finalidades ou a terceiros).
Caso pretenda submeter ou já tenha submetido um artigo para avaliação, pedimos que não se cadastre como avaliador/a, apenas como autor/a, dentro do período de seis meses.
Ao se cadastrar, o candidato a parecerista deve se comprometer a atender todas estas condições e preencher adequadamente os campos do seu perfil na plataforma, principalmente a Instituição à qual faz parte atualmente (no campo ‘Contato’), Área de interesse para avaliação (em ‘Papéis’) e Resumo da Biografia (em ‘Público’).
Da mesma forma, solicitamos que observem nossas políticas referentes à conduta ética e as orientações específicas aos avaliadores, disponível aqui.
Orientações acerca do processo de avaliação por pares
O processo de avaliação dos artigos submetidos à revista ocorre mediante o sistema duplo-cego de revisão por pares. Os pareceres são realizados por um corpo de avaliadores ad hoc composto de doutores e pós-doutores em direito da Universidade de Brasília e de outras instituições nacionais e internacionais.
Em primeiro lugar, após a submissão, o manuscrito passará pela apreciação da Comissão e do Conselho Editorial a fim de se realizar uma avaliação prévia referente à normatização (ABNT e demais diretrizes), à adequação aos eixos temáticos, à linha editorial e à política de plágio. Dessa forma, apenas o envio não assegura sua aprovação e publicação.
Em segundo lugar, se for aprovado, o trabalho será delegado a um editor do periódico, o qual acompanhará e encaminhará o artigo para o processo de revisão. O editor atribuirá o manuscrito a, no mínimo, dois pareceristas para a primeira rodada de avaliação dupla-cega. Logo, o resumo do artigo será encaminhado a eles para confirmação de interesse e disponibilidade. Os avaliadores serão designados conforme as áreas de pesquisa que constam no cadastro à plataforma, no currículo Lattes e em que mais atuam academicamente (solicitamos que também insiram uma ou mais linha de pesquisa do PPGD-UnB).
Se for recusado, o artigo retorna ao autor com a aclaração do motivo e é arquivado. O autor, no entanto, após os ajustes necessários, poderá submetê-lo novamente para uma segunda rodada de avaliação, caso não haja conflitos relativos a plágio, autoplágio, titulação inadequada, etc.
No caso de pareceres substancialmente divergentes, o trabalho será submetido a uma terceira avaliação. Após o término das avaliações, os editores deliberarão uma decisão editorial e uma notificação será enviada ao e-mail do autor com os comentários dos pareceristas e/ou dos editores.
Ao concluir a análise do artigo, os participantes do processo de avaliação receberão uma declaração de parecerista (membro do corpo de avaliadores ad hoc).
Em caso de recusa imotivada ou em caso de o parecerista não retornar os e-mails aos editores, poderá ter seu cadastro excluído.
Por fim, se a resolução das avaliações for favorável a publicação, o artigo segue para as fases de edição de texto e editoração até a sua inserção na próxima edição do periódico.
O processo, que representa desde a submissão até a decisão editorial e, ainda, a produção de declarações para pareceristas, podem levar aproximadamente 6 meses ou mais para serem concluídos.
Organizadores:
Inez Lopes (Universidade de Brasília, UnB, Brasil)
Ida Geovanna Medeiros da Costa (Universidade de Brasília, UnB, Brasil)