Determinantes da fidelização do turista internacional no Brasil

Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil

Autores

  • Vinicius Rocha Biscaro Universidade de São Paulo - USP
  • Paulo Henrique Assis Feitosa Professor Doutor (MS-3, RDIDP) do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (CRP- ECA/USP). https://orcid.org/0000-0002-2388-7543

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v9i3.37625

Palavras-chave:

Fidelização; Destinos turísticos; Motivação; Satisfação; Modelagem estatística.

Resumo

A fidelização de destinos turísticos tem importância estratégica tanto para a tomada de decisão empresarial como para formulação de políticas públicas com relação a sua competitividade. Por meio de um estudo empírico com dados da pesquisa de turismo receptivo do Ministério de Turismo do ano de 2013, o artigo avaliou as variáveis que determinam a fidelização de turistas internacionais no Brasil. Foram tratadas como variáveis relacionadas à fidelização a intenção de retorno ao país e o número de visitas ao Brasil realizadas pelos turistas estrangeiros, com aplicação das técnicas estatísticas regressão logística e regressão linear simples respectivamente. Observou-se que a variáveis relacionadas à motivação e satisfação do turista explicam o comportamento da fidelização, o que reforça os resultados encontrados em outros estudos internacionais que abordaram o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Rocha Biscaro, Universidade de São Paulo - USP

Bacharel em Estatística (IMECC/Unicamp) e Bacharel em Turismo (ECA/USP); Mestrando em Ciências do Desenvolvimento do Turismo (EACH-USP). CV lattes: http://lattes.cnpq.br/2083810939495542 . E-mail: vinicius.biscaro@usp.br . Orcid: 0000-0001-8996-5631

Paulo Henrique Assis Feitosa, Professor Doutor (MS-3, RDIDP) do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (CRP- ECA/USP).

Graduado em Ciências Econômicas (2006) e Mestre em Economia (2010) pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; Doutor em Teoria Econômica (2017) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor Doutor (MS-3, RDIDP) do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (CRP- ECA/USP).

Referências

Agyeiwaah, E., Otoo, F. E., Suntikul, W., & Huang, W. J. (2019). Understanding culinary tourist motivation, experience, satisfaction, and loyalty using a structural approach. Journal of Travel & Tourism Marketing, 36(3), 295-313.

Almeida-Santana, A., & Moreno-Gil, S. (2018). Understanding tourism loyalty: Horizontal vs. destination loyalty. Tourism Management, 65, 245-255.

Báez-Montenegro, A., & Devesa-Fernández, M. (2017). Motivation, satisfaction and loyalty in the case of a film festival: differences between local and non-local participants. Journal of Cultural Economics, 41(2), 173-195.

Butler, R. W. (1980). 1. The Concept of a Tourist Area Cycle of Evolution: Implications for Management of Resources Canadian Geographer / Le Géographe canadien, 24: 5-12. https://doi.org/10.1111/j.1541-0064.1980.tb00970.x

Chen, G., & Xiao, H. (2013). Motivations of repeat visits: A longitudinal study in Xiamen, China. Journal of Travel & Tourism Marketing, 30(4), 350-364.

Chi, C. G. Q., & Qu, H. (2008). Examining the structural relationships of destination image, tourist satisfaction and destination loyalty: An integrated approach. Tourism management, 29(4), 624-636.

Correia, A., Serra, J., & Artal-Tur, A. (2017). Steady tourists’ relationship with a mature destination: The case of Portugal. Tourism Economics, 23(4), 803-815.

Cossío-Silva, F. J., Revilla-Camacho, M. Á., & Vega-Vázquez, M. (2019). The tourist loyalty index: A new indicator for measuring tourist destination loyalty?. Journal of Innovation & Knowledge, 4(2), 71-77.

Gyte, D. M., & Phelps, A. (1989). Patterns of destination repeat business: British tourists in Mallorca, Spain. Journal of Travel Research, 28(1), 24-28.

Kim, K. H., & Park, D. B. (2017). Relationships among perceived value, satisfaction, and loyalty: Community-based ecotourism in Korea. Journal of Travel & Tourism Marketing, 34(2), 171-191.

Lau, A. L., & McKercher, B. (2004). Exploration versus acquisition: A comparison of first-time and repeat visitors. Journal of travel research, 42(3), 279-285.

Ministério do Turismo. Caracterização e dimensionamento do turismo internacional no Brasil: 2009 – 2013. Brasília: Ministério do Turismo, 2017. Recuperado de: <http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/2016-02-04-11-54-03/demanda-tur%C3%ADstica-internacional.html>.

Morettin, P. A., & Bussab, W. D. O. (2002). Estatística básica, editora saraiva. São Paulo, 6.

Niininen, O., & Riley, M. (2003). Towards the conceptualization of tourism destination loyalty. Tourism Analysis, 8(2), 243-246.

Oppermann, M. (1998). Destination threshold potential and the law of repeat visitation. Journal of travel research, 37(2), 131-137.

Oppermann, M. (2000). Tourism destination loyalty. Journal of travel research, 39(1), 78-84.

Ramseook-Munhurrun, P., Seebaluck, V. N., & Naidoo, P. (2015). Examining the structural relationships of destination image, perceived value, tourist satisfaction and loyalty: case of Mauritius. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 175, 252-259.

San Martin, H., Collado, J., & Rodriguez del Bosque, I. (2013). An exploration of the effects of past experience and tourist involvement on destination loyalty formation. Current Issues in Tourism, 16(4), 327-342.

Santos, G. E. O. (2017). Diversidade de impactos econômicos da Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, 11(1), 202-219.

Schiffman, L. G., & Kanuk, L. L. (2009). Consumer behavior. Harlow, England: Prentice Hall.

Schmidhauser, H. (1977). Travel Experience Segmentation as a Predictor of Holiday Behaviour. In ESOMAR Travel and Tourism Seminar, Stresa.

Shavanddasht, M., & Allan, M. (2019). First-time versus repeat tourists: level of satisfaction, emotional involvement, and loyalty at hot spring. Anatolia, 30(1), 61-74.

Tanford, S., & Jung, S. (2017). Festival attributes and perceptions: A meta-analysis of relationships with satisfaction and loyalty. Tourism Management, 61, 209-220.

Urry, J. (1996). olhar do turista, O. Studio Nobel.

Veal, A. J. (2011). Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. São Paulo: Aleph, 29.

Weaver, D. B., & Lawton, L. J. (2011). Visitor loyalty at a private South Carolina protected area. Journal of Travel Research, 50(3), 335-346.

Wen, J., & Huang, S. (2019). The effects of push and pull travel motivations, personal values, and destination familiarity on tourist loyalty: A study of Chinese cigar tourists to Cuba. Asia Pacific Journal of Tourism Research, 24(8), 805-821.

Woodside, A. G., & MacDonald, R. (1994). General system framework of customer choice processes of tourism services. Spoilt for choice, 30.

Wu, C. W. (2016). Destination loyalty modeling of the global tourism. Journal of Business Research, 69(6), 2213-2219.

Yoon, Y., & Uysal, M. (2005). An examination of the effects of motivation and satisfaction on destination loyalty: a structural model. Tourism management, 26(1), 45-56.

Downloads

Publicado

13-09-2021

Como Citar

Rocha Biscaro, V., & Assis Feitosa, P. H. (2021). Determinantes da fidelização do turista internacional no Brasil: Determinantes de la lealtad turística internacional en Brasil. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 9(3), 323–338. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v9i3.37625

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.