A comunicação turística internacional

relações entre a literatura em língua inglesa e as estratégias de destinos do hemisfério Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v9i2.35841

Palavras-chave:

comunicação; destino; estratégia; tecnologia; inovação

Resumo

Este estudo questiona a aplicabilidade das discussões sobre a comunicação turística em publicações científicas de língua inglesa para com as ações de promoção de países do hemisfério Sul. Os casos do Brasil, Argentina, África do Sul e Austrália foram analisados considerando seus planos de marketing internacional e as publicações feitas pelas national tourism organizations no Instagram e YouTube. Os resultados indicam que há aproximações entre a literatura publicada em inglês sobre comunicação turística e as ações promocionais desses países, em que a experiência on-line do consumidor e a comunicação interativa (bidirecional) se destacaram. A tecnologia foi identificada como a forma de operacionalizar as estratégias de comunicação, cujo caráter inovador relaciona-se ao público-alvo da comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamila Motta, Universidade Federal do Paraná

Graduanda no Bacharel em Turismo, Curitiba, Paraná, Brasil, Universidade Federal do Paraná

Eduardo Henrique Moscardi, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Turismo, Curitiba, Paraná, Brasil, Universidade Federal do Paraná

Marcia Shizue Massukado Nakatani, Universidade Federal do Paraná

Professora na Universidade Federal do Paraná (PPGTUR/DETUR), Doutora em Administração (PPGADM/UFPR)

Referências

Ayeh, J. (2018). Distracted gaze: Problematic use of mobile technologies in vacation contexts,Tourism Management, 26, 31-38, https://doi.org/10.1016/j.tmp.2018.01.002.

Alaei, A. R., Becken, S., & Stantic, B. (2017). Sentiment Analysis in Tourism: Capitalizing on Big Data. Journal of Travel Research, https://doi.org/0.1177/0047287517747753.

Altés Machín, C. (1997) Marketing y Turismo: gestión turística. Madrid: Síntesis.

Baldissera, R. (2010). Comunicação Turística. Rosa dos Ventos, 1(1), 6-15.

Bigné, E., Oltra, E., & Andreu, L. (2019). Harnessing stakeholder input on Twitter: A case study of short breaks in Spanish tourist cities. Tourism Management, 71, 490”“503. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2018.10.013

Blichfeldt, B. S. (2017). Strategic Communication in Tourism: Background, conceptualizations, introduction to analysis and relations to sustainable tourism and tourism innovation. Syddansk Universitet. TIC TALKS, No. 5 http://www.sdu.dk/en/om_sdu/institutter_centre/c_tik/publikationer

Bogicevic, V., Seo, S., Kandampully, J. A., Liu, S. Q., & Rudd, N. A. (2019). Virtual reality presence as a preamble of tourism experience: The role of mental imagery, Tourism Management, 74, 55-64, https://doi.org/10.1016/j.tourman.2019.02.009.

Buhalis, D., & Law, R. (2008). Progress in information technology and tourism management: 20 years on and 10 years after the Internet - The state of eTourism Research. Tourism Management, 29(4), 609-623. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2008.01.005

Casais, B., Fernandes, J., & Sarmento, M. (2020). Tourism innovation through relationship marketing and value co-creation: A study on peer-to-peer online platforms for sharing accommodation. Journal of Hospitality and Tourism Management, 42, 51”“57. https://doi.org/10.1016/j.jhtm.2019.11.010

Chang, C.-L., Hsu, S.-H., & McAleer, M. (2020). Risk spillovers in returns for chinese and international tourists to taiwan. Journal of Travel Research, 59(2), 335”“351. https://doi.org/10.1177/0047287519834071.

Chen, X., Ren, H., Liu, Y., Okumus, B., & Bilgihan, A. (2020). Attention to Chinese menus with metaphorical or metonymic names: An eye movement lab experiment. International Journal of Hospitality Management, 84, 102305. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2019.05.001

Cho, M., Bonn, M. A., & Li, J. (Justin). (2019). Differences in perceptions about food delivery apps between single-person and multi-person households. International Journal of Hospitality Management, 77, 108”“116. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2018.06.019

Choi, Y., Hickerson, B., & Kerstetter, D. (2017). Understanding the Sources of Online Travel Information. Journal of Travel Research, 57(1), 116”“128. https://doi.org/10.1177/0047287516683833.

Coelho, T. (1980). Semiotica, informação e comunicação: diagrama da teoria do signo. São Paulo: Perspectiva.

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Creswell, J. W. (2014). Investigação qualitativa e projeto de pesquisa. Porto Alegre: Penso.

De Kervenoael, R., Hasan, R., Schwob, A., & Goh, E. (2020). Leveraging human-robot interaction in hospitality services: Incorporating the role of perceived value, empathy, and information sharing into visitors’ intentions to use social robots. Tourism Management, 78, 104042. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2019.104042.

Dicio (2020). Comunicação. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/comunicacao/>. Acesso em: 11 mar 2020.

Domareski Ruiz, T. C., Manosso, F. C., Akel, G. M., & Moscardi, E. H. (2019). Estratégias de marketing digital: uma análise dos destinos turísticos. Revista Turydes: Turismo y Desarrollo, 12(26), 1-20. https://www.eumed.net/rev/turydes/26/marketing-digital.html.

Errichiello, L, Micera, R, Atzeni, M, & Del Chiappa, G. (2019). Exploring the implications of wearable virtual reality technology for museum visitors' experience: A cluster analysis. International Jounal of Tourism Research. 21, 590”“ 605. https://doi.org/10.1002/jtr.2283.

Fanpage Karma (2020). Learn who we are. Fanpage Karma. https://www.fanpagekarma.com/about. Acesso em: 28 ago. 2020.

Gil, A.C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas.

Gomes, E. L. (2018). Signos da marca: a comunicação turística sob a perspectiva semiótica. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Disponível em: https://bit.ly/34BB5f9. Acesso em: 26 ago. 2020.

Gomes, E. L., Moscardi, E. H., Pinto, M. J. A., & Nakatani, M. S. M. (2018). Las relaciones entre la información turística y las tecnologías de información y comunicación: análisis de publicaciones científicas en revistas latinoamericanas. Estudios y Perspectivas en Turismo, 27(3), 569-587. Disponível em: https://bit.ly/3lo5KTe. Acesso em: 26 ago. 2020.

Guerra, L. (2019). A emergência do ‘terceiro mundo’ e a questão da desigualdade nas relações internacionais: respostas teóricas a partir do Norte e do Sul global. Revista Conjuntura Global, 8(1), 46-62.

Gyampo, R. E. V. (2017). Social media, traditional media and party politics in Ghana. Africa Review, 9(2), 125”“139. https://doi.org/10.1080/09744053.2017.1329806.

Harrington, R. J., Hammond, R. K., Ottenbacher, M. C., Chathoth, P. K., & Marlowe, B. (2019). From goods-service logic to a memory-dominant logic: Business logic evolution and application in hospitality. International Journal of Hospitality Management, 76, 252”“260. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2018.05.014.

Hays, S., Page, S. J., & Buhalis, D. (2013). Social media as a destination marketing tool: its use by national tourism organisations. Current Issues in Tourism, 16(3), 211”“239. https://dpoi.org/10.1080/13683500.2012.662215.

Huang, D., Coghlan, A., & Jin, X. (2020). Understanding the drivers of Airbnb discontinuance. Annals of Tourism Research, 80, 102798. https://doi.org/10.1016/j.annals.2019.102798.

Jun, S. H., & Holland, S. (2012). Information-processing strategies: A focus on pictorial information roles. Journal of Travel Research, 51(2), 205”“218. https://doi.org/10.1177/0047287511400609.

Kim, S.-B., Kim, D.-Y., & Bolls, P. (2014). Tourist mental-imagery processing: attention and arousal. Annals of Tourism Research, 45, 63-76.

Lam, C., & Law, R. (2019). Readiness of upscale and luxury-branded hotels for digital transformation. International Journal of Hospitality Management, 79, 60”“69. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2018.12.015.

Li, Y., Liu, B., & Huan, T.-C. (T. C. ). (2019). Renewal or not? Consumer response to a renewed corporate social responsibility strategy: Evidence from the coffee shop industry. Tourism Management, 72, 170”“179. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2018.10.031.

Llodrà -Riera, I., Martínez-Ruiz, M. P., & Jiménez-Zarco, A. I. (2015). A multidimensional analysis of the information sources construct and its relevance for destination image formation. Tourism Management, 48, 319-328. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2014.11.012.

Mak, A. H. N., & Chang, R. C. Y. (2019). The driving and restraining forces for environmental strategy adoption in the hotel Industry: A force field analysis approach. Tourism Management, 73, 48”“60. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2019.01.012.

Marujo, M. N. (2008). Turismo & Comunicação. Castelo Branco: RVJ Editores.

Medaglia, J., & Ortega, C. D. (2015) Mediação da informação em turismo: um estudo introdutório. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, 6(2), 126-147. https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i2p126-147.

Munar, A. M. (2011). Tourist-created content: rethinking destination branding. International Journal of Culture, Tourism and Hospitality Research, 5(3), 291-305.

Moscardi, E. H., Pinto, M. J. A., Gomes, E. L. & Nakatani, M. S. M. (2017). O uso das revisões bibliométrica, sistemática e integrativa de literatura para compreender o conceito de informação turística. Revista Turismo & Desenvolvimento, 27/28, 1821-1830.

Nakatani, M. S. M., Gomes, E. L., & Nunes, M. P. (2017). Diferentes olhares da comunicação no turismo: entendendo três localidades paranaenses como destino e produto turístico. Revista Turismo em Análise, 28(3), 474-491.

Neuhofer, B., Buhalis, D., & Ladkin, A. (2013). A Typology of Technology-Enhanced Tourism Experiences. International Journal of Tourism Research, 16(4), 340”“350. https://doi.org/10.1002/jtr.1958.

United Nations. (2020). World Economic Situation and Prospects. United Nations. Recuperado em https://bit.ly/31LTu78.

Pike, S., & Page, S. J. (2014). Destination Marketing Organizations and destination marketing: A narrative analysis of the literature. Tourism Management, 41, 202-227.

Poon, A. (1988). Tourism and information technologies. Annals of Tourism Research, 15(4), 531-549.

Rodríguez Sánchez, I., Williams, A. M., & García Andreu, H. (2020). Customer resistance to tourism innovations: Entrepreneurs’ understanding and management strategies. Journal of Travel Research, 59(3), 450”“464. https://doi.org/10.1177/0047287519843188.

Sainaghi, R., Phillips, P., & d’Angella, F. (2019). The balanced scorecard of a new destination product: Implications for lodging and skiing firms. International Journal of Hospitality Management, 76, 216”“230. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2018.05.011.

Schlüter, R. (1998). Tourism development: a Latin American perspective. In Theobald, W. F. (Ed.) (1998). Global Tourism. London: Butterworth-Heinemann, pp. 216-230.

Sun, K.-A., & Lee, S. (2019). Competitive advantages of franchising firms and the moderating role of organizational characteristics: Evidence from the restaurant industry. International Journal of Hospitality Management, 77, 281”“289. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2018.07.007.

Thomas, R, & Wood, E. (2014). Innovation in tourism: Re-conceptualising and measuring the absorptive capacity of the hotel sector, Tourism Management, 45, 39-48, https://doi.org/10.1016/j.tourman.2014.03.012.

Tribe, J. (1997). The indiscipline of tourism. Annals of Tourism Research, 24(3), 638”“657. https://doi.org/10.1016/S0160-7383(97)00020-0.

Tribe, J., & Liburd, J. J. (2016). The tourism knowledge system. Annals of Tourism Research, 57, 44”“61. https://doi.org/10.1016/j.annals.2015.11.011

Trunfio, M., Lucia, M. D. (2016). Toward web 5.0 in Italian Regional Destination Marketing. SYMPHONYA Emerging Issues in Management, 0(2), 60-75. http://dx.doi.org/10.4468/2016.2.07trunfio.dellalucia.

Tussyadiah, I. P., Wang, D., Jung, T. H., & Tom Dieck, M. C. (2018) Virtual reality, presence, and attitude change: Empirical evidence from tourism, Tourism Management, 66, 140-154, https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.12.003.

Veal, A. J. (2011). Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. São Paulo: Aleph.

Wainberg, J. A. (2003) Turismo e Comunicação: a indústria da diferença. São Paulo: Contexto.

Wei, W., Qi, R., & Zhang, L. (2019). Effects of virtual reality on theme park visitors’ experience and behaviors: A presence perspective. Tourism Management, 71, 282”“293. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2018.10.024.

Wichels, S. (2014) Comunicação Turística: desafios e tendências na contemporaneidade - Estudo de Caso: Tenerife. 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Filosofia, Informação e Comunicação, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra.

World Tourism Organization (UNWTO) (Org.). (2018). Unwto tourism highlights: 2018 edition. World Tourism Organization (UNWTO). https://doi.org/10.18111/9789284419876.

World Tourism Organization (UNWTO) (Org.). (2019). International tourism highlights, 2019 edition. World Tourism Organization (UNWTO). https://doi.org/10.18111/9789284421152.

Ye, S., Ying, T., Zhou, L., & Wang, T. (2019). Enhancing customer trust in peer-to-peer accommodation: A “soft” strategy via social presence. International Journal of Hospitality Management, 79, 1”“10. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2018.11.017.

Downloads

Publicado

31-05-2021

Como Citar

França, J., Motta, K., Moscardi, E., & Nakatani, M. (2021). A comunicação turística internacional: relações entre a literatura em língua inglesa e as estratégias de destinos do hemisfério Sul. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 9(2), 205–222. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v9i2.35841

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.