Prevenção de Plágio

Plagiarism and self-plagiarism are covered in Sections 8.2–8.3 of the APA Publication Manual, Seventh Edition

A Revista Cenário adota a 7ª Edição APA, possui política específica para a prevenção do plágio garantindo a integridade do conteúdo. Conforme a APA (7ª Edição APA)

 

Evitando o Plágio

Existem dois tipos comuns de plágio: (a) uso indevido das palavras de outra pessoa e (b) uso indevido das ideias de outra pessoa. Ambas as formas de plágio envolvem o uso de palavras ou ideias de outra pessoa sem reconhecer adequadamente o autor ou fonte.

 

Plágio de palavras ocorre quando você usa as palavras exatas ou frases exatas de outro autor sem aspas.

  • Sempre que possível, parafraseia fontes em suas próprias palavras em vez de citá-las diretamente. A parafraseamento ajuda você a sintetizar ideias e integrá-las ao contexto do seu trabalho.
  • Use as cotações diretas com moderação e somente quando for importante reproduzir tanto o que foi dito quanto como foi dito.
  • Se você usar diretamente as palavras de um autor, mesmo suas próprias palavras de um artigo anterior, você deve usar aspas (além de uma citação no texto) para que os leitores saibam que estas não são suas palavras originais.
  • A forma mais flagrante de plagio são quando se s copiam as palavras exatas de um autor e conscientemente não usam aspas ou incluem uma citação no texto.
  • Um tipo mais comum de plágio de palavras é quando pensam que podem usar as palavras exatas (ou muito semelhantes) de um autor e incluem apenas citação no texto. (A citação dá crédito ao autor para as ideias, mas as aspas dão ao autor crédito para a redação da ideia.) Se você usar as palavras exatas de um autor, aspas e as informações de localização devem acompanhar a citação no texto.
  • Outro tipo comum de plágio de palavras ocorre quando os alunos pensam erroneamente que parafrasearam as palavras do autor da série porque adicionaram ou removeram algumas palavras ou substituíram algumas das palavras por sinônimos. Isso se chama patchwriting. Se sua redação tem uma estrutura de frase semelhante e usa as mesmas palavras e frases do autor original, você é patchwriting. (Veja o exemplo a seguir.) Parafrasear a ideia em suas próprias palavras em vez disso.

Passagem de exemplo de Ward et al. (2006): Os achados indicam que o conteúdo da mídia não é uniformemente negativo.  Às vezes, há informações sobre saúde sexual, riscos e tomadas de decisões pensativas.

Exemplo plagiado (patchwritten): De acordo com Ward et al. (2006), o conteúdo da mídia não é tudo negativo, e às vezes as informações estão presentes sobre saúde sexual, riscos e tomada de decisão pensativa.

 

Evitando plágio da palavra

  • É importante parafrasear os trabalhos de outros autores em suas próprias palavras.
  • Ao ler uma descrição de uma ideia ou estudo, pode ser difícil representar essa ideia ou encontrar tão clara e sucintamente como o autor fez sem plagiar. A maneira mais fácil de avoide repetir a estrutura de frases ou levantar frases é ler uma seção de um trabalho e, em seguida, colocar o trabalho para baixo e escrever notas em suas próprias palavras.
  • Como regra geral, parafraseia ao tomar notas sobre uma fonte. Não escreva as palavras do autor com"coloque-as entre aspas e incluindo a localização da origem em suas notas.
  • Sempre atribua todas as ideias, fatos ou encontrar você colocado em seu papel quando escrevê-lo.

O plágio da ideia ocorre quando você apresenta uma ideia de outra fonte sem citar o autor e o ano.

 

  • Toda vez que você escreve sobre um conceito ou ideia em um artigo sem incluir uma citação no texto (ou claramente vinculando-a a uma frase anterior contendo uma citação no texto), você está reivindicando a ideia como sua (se não for, isso é plágio). Por exemplo, consulte as Seções 8.1 e 8.24 no Manual de Divulgação da sétima edição em nível apropriado de citação e parafrases longas.
  • A forma mais flagrante de plágio de ideia ocorre quando os alunos veem um bom argumento ou ideia em um artigo e, em seguida, representam esse argumento ou ideia como seu.
  • Uma forma mais comum de plágio de ideia é quando os alunos citam uma fonte incorretamente porque não seguem as diretrizes adequadas de citação em texto, conforme descrito no Capítulo 8 do Manual de Publicação.

Por exemplo, eles podem escrever um parágrafo inteiro sobre um estudo e, em seguida, citar o autor do estudo e ano na última frase entre parênteses, pensando que a citação abrange as frases anteriores. Em vez disso, a citação em texto deve aparecer no início da passagem parafraseada, para estabelecer sua origem no início.

  • Outra forma comum de plágio da ideia é quando os alunos se lembram de um fato que aprenderam em sala de aula e colocam em seu artigo sem citá-lo ou quando escrevem sobre um fato que ouviram em algum lugar e, equivocadamente, é de conhecimento comum.

Evitando o plágio da ideia

  • Para evitar plágio de ideias, use (a) frases de sinal (por exemplo, "acredito nisso") para designar sua própria ideia, ou (b) incluir uma citação no texto a uma fonte para sinalizar a ideia de outra pessoa.

• O mais importante é sempre pesquisar a literatura para encontrar uma fonte para quaisquer ideas, fatos ou descobertas que você coloque em seu artigo.

  • Consulte o capítulo 8 do Manual de Publicação e as páginas de Citações em Texto e Dispositivos Instrucionais do site APA Style para obter mais informações sobre a criação de citações em texto, integração de material de origem e parafraseamento e citação de uma obra.

 

 

Mais informações sobre como evitar plágio e auto plágio podem ser encontradas nas seções 8.2 e 8.3 tanto do Manual de Publicação da American Psychological Association (7ª ed.) quanto no Guia Conciso ao Estilo APA (7º ed.). de publicação da American Psychological Association (7ª ed.). https://doi.org/10.1037/0000165-000

CRÉDITO: TRACI GIULIANO, SOUTHWESTERN UNIVERSITY Última atualização 15/11/2021