La frontera cultural de Weber en organismos públicos de promoción turística

caso México-Alemanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v9i1.36224

Palavras-chave:

Weber; turismo; burocracia; competitividade

Resumo

Este documento apresenta os resultados da pesquisa sobre o impacto da cultura burocrática organizacional nos processos de atendimento e nos níveis de atenção aos operadores turísticos locais, pelos órgãos públicos de promoção do turismo. Procurou-se dar uma resposta à valorização da cultura do trabalho na organização administrativa destas organizações sob o modelo burocrático weberiano, visto que a validade deste modelo é questionada numa área tão dinâmica como a prestação de serviços turísticos, onde a procura de resposta às necessidades do mercado, eles excedem os limites da ação burocrática administrativa. Parte-se da premissa de que o trabalho burocrático, no campo do turismo, é um paradigma da ineficiência, uma vez que o mercado opera em uma cultura de competitividade e se distancia de uma cultura burocrática (weberiana).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Esteban Valenzuela Robles, Universidad Autónoma de Baja California

Dr. Miguel Esteban Valenzuela Robles

Universidad Autónoma de Baja California

e-mail:  valenzuela.miguel@uabc.edu.mx

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6406-2508

Referências

Bauman Zygmunt, 2009. Tiempos líquidos, Tusquets Editores, México.

Beard Mary, 2016. “What Rome can teach us”, en SPQR: a history of ancient Rome. Foreing Affairs edición marzo/abril de 2016. Pp. 144-149.

Bendix Reinhard, 2012. Max Weber, Amorrortu Editores, Buenos Aires.

Drucker Peter, 2014. La administración en una época de grandes cambios, Penguin Random House Grupo Editorial, S.A. de C.V., México, D.F.

Hamel Gary, 2007. El futuro de la administración, Grupo Editorial Norma, Bogotá Colombia.

McCraken Grant, 2009. Chief culture officer, un directivo orientado a la cultura, Editorial Océano, México.

Morcillo Álvaro y Weisz Eduardo, 2016. Max Weber en Iberoamérica. Nuevas interpretaciones, estúdios empíricos y recepción, Fondo de Cultura Económica, México.

Reuter Jas, 1983. La cultura popular, compilado por Adolfo Colombres, en La Red de Jonás Premia Editores.

Rodríguez Darío, 2004. Organizaciones para la modernidad, Universidad Iberoamericana, Colección Teoría Social, México, D.F.

Schwanitz Dietrich, 2015. La cultura, todo lo que hay que saber, Penguin Random House, México.

Touraine Alain, 2005. Un nuevo paradigma para comprender el mundo de hoy, Paidós, Barcelona.

Weber Max, 2014. Economía y sociedad, Fondo de Cultura Económica, México.

Whyte William, 1968. El hombre organización, Fondo de Cultura Económica, México.

Witzel Morgen, 2013. Historia del pensamiento administrativo, Grupo Editorial Patria, México, D.F

Publicado

29-01-2021

Como Citar

Valenzuela Robles, M. E. . (2021). La frontera cultural de Weber en organismos públicos de promoción turística: caso México-Alemanha. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 9(16), 43–55. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v9i1.36224

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.