Imprensa feminina e feminista no Brasil

nos primórdios da emancipação

Autores

  • Constância Lima Duarte Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

História intelectual da mulher. Periódicos femininos e feministas. Século XIX

Resumo

O artigo apresenta, ainda que sucintamente, resultados e reflexões de uma investigação que realizei acerca da história intelectual das mulheres e do movimento feminista brasileiro que se encontram no livro Imprensa feminina e feminista no Brasil, século XIX ”“ dicionário ilustrado (2016). Como os jornais foram os primeiros e principais veículos da produção letrada feminina, encontram-se neles valiosas informações acerca da tradição literária das mulheres, da profissionalização das primeiras jornalistas e da conscientização feminina, bem como sobre os avanços e recuos da política educacional e a formação do novo público leitor. Ao se posicionarem ideologicamente, os jornais refletiram a dicotomia vigente, ora reiterando a fragilidade e a especificidade dos papéis sociais destinados à mulher, ora se empenhando em acompanhar a transformação dos tempos. A emancipação intelectual, política e social da brasileira ficou, assim, à mercê de forças contraditórias que, ao mesmo tempo em que a impulsionavam para frente, a queriam estacionada na ignorância e na dependência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Constância Lima Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

BADINTER, Elizabeth. Um amor conquistado - O mito do amor materno. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Tradução de Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. v. 1.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução de Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand, 1999.
DUARTE, Constância Lima. Imprensa feminina e feminista no Brasil, século XIX: dicionário ilustrado. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
FRIEDAN, Betty. Mística feminina. Tradução de Áurea Weissenberg. Petrópolis: Vozes, 1971.
LINHARES, Juliana. Marcela Temer: bela, recatada e “do lar”. Revista Veja, São Paulo, 18 abr. 2016. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/brasil/marcela-temer-bela-recatada-e-do- lar/>.Recenseamento do Brazil em 1872. IBGE - Biblioteca, Brasília, s.d. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo.html?view=detalhes&id=225477>.

Downloads

Publicado

25-08-2017

Como Citar

Duarte, C. L. (2017). Imprensa feminina e feminista no Brasil: nos primórdios da emancipação. Revista XIX, 1(4), 95–105. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaXIX/article/view/21741