Novos Mecanismos de Ação Coletiva

Os Observatórios Brasileiros como Promotores da Cidadania

Autores

  • Luiza Stein da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Larissa Cataneo Dutra Universidade de Santa Catarina
  • Maria Julia Correa Universidade de Santa Catarina

Palavras-chave:

Observatórios;, Participação;, Democracia

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar a problemática participação social no Brasil e os avanços e desafios para o desenvolvimento local através de análise sobre a carência da participação cívica brasileira e dos novos mecanismos de controle social, e promoção da cidadania, com enfoque nas organizações denominadas Observatórios. Para fins de análise foram levantados dez observatórios brasileiros, os quais se encaixaram em três tipos: observatórios para análise de dados; observatórios para a cidadania (enfoque na capacitação e promoção da participação social nos processos decisórios); e observatórios para o controle social (fiscalização de compras públicas). Através deste estudo foi possível analisar a importância do papel dos observatórios no que tange a trabalhar a sociedade no sentido de mobilizá-la a participar e a controlar as políticas públicas locais, bem como verificar a atuação desses observatórios junto ao poder público. E desta forma, destacou-se desafios e saídas as estado, no sentido de efetivar essas organizações como promotoras da cidadania e da consolidação da democracia. 

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Biografia do Autor

Luiza Stein da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Larissa Cataneo Dutra, Universidade de Santa Catarina

 Graduanda em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maria Julia Correa, Universidade de Santa Catarina

Graduanda em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2016-07-25

Como Citar

Silva, L. S. da, Dutra, L. C., & Correa, M. J. (2016). Novos Mecanismos de Ação Coletiva: Os Observatórios Brasileiros como Promotores da Cidadania. Revista Dos Estudantes De Públicas - REP, 1(2), 125–139. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rep/article/view/6996

Edição

Seção

Artigos