COMUNICAÇÃO PÚBLICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL ALINHADAS

breves resultados observados no programa dialoga Brasil (2015-2016)

Autores

Resumo

No campo das políticas públicas, os conselhos gestores, como espaços públicos de representação, participação e debate, têm sido reconhecidos como relevantes para os processos de democratização e de controle social sobre a ação governamental. O presente artigo busca discutir o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher no que se refere às suas potencialidades para coproduzir as políticas públicas destinadas aos direitos das mulheres e no que se refere à governança pública. Compreende-se que a coprodução de bens e serviços públicos pressupõe a inserção dos cidadãos nos processos de formulação e fiscalização de políticas públicas que favoreçam o interesse público; implica em interação entre Estado, sociedade civil e organizações privadas, e o compartilhamento de responsabilidades entre diversos atores. A governança pública pode ser entendida como modelo de gestão do Estado, que se caracteriza pela articulação de diferentes atores; estrutura-se em um arranjo institucional governamental que vincula os aspectos econômico-financeiro, institucional-administrativo e sociopolíticos e estabelece parcerias com mercado e sociedade civil, proporcionando estratégias transformadoras para resolução de problemas sociais. O método aplicado na pesquisa foi o estudo de caso com base em entrevistas semiestruturadas, análise documental e a utilização de possíveis indicadores de coprodução e governança pública. O estudo identificou que o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Florianópolis, apesar de restrições e desafios, expressa elementos da governança pública e pode ser um espaço de articulação entre a sociedade e o Estado, isto é, um espaço para a coprodução de políticas públicas voltadas aos direitos da mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laercio José Peres dos Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos (2015) pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e Aperfeiçoado em Licitações e Contratos Públicos (2015) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Atualmente, encontra-se como aluno do Bacharelado em Administração Pública (a partir de 2015) pela Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus de Araraquara, da Unesp. Desde junho de 2017, é pesquisador discente do grupo "Controle social do gasto público", atuando na linha de pesquisa "Metodologias e técnicas de planejamento e controle do orçamento público" sob orientação do Prof. Dr. Antonio Roberto Bono Olenscki.

Downloads

Publicado

2019-05-07

Como Citar

Peres dos Santos, L. J. (2019). COMUNICAÇÃO PÚBLICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL ALINHADAS: breves resultados observados no programa dialoga Brasil (2015-2016). Revista Dos Estudantes De Públicas - REP, 3(1), 29–52. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rep/article/view/24562