Relacionamento com Louis Vuitton: O Papel do Significado de Produto e da Personalidade de Marca

Autores

  • Gisela Demo Universidade de Brasília
  • Fernanda Tiberti Santos Universidade de Brasília
  • Eluiza Alberto de Morais Watanabe Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Personalidade de Marca. Significado de Produto. Gestão do Relacionamento com Clientes.

Resumo

A presente pesquisa teve como principal objetivo identificar a influência da personalidade de marca e do significado do produto na percepção do relacionamento das clientes da marca Louis Vuitton. O estudo é descritivo, explicativo e possui natureza quantitativa. Por meio da análise de regressões múltiplas, os resultados mostraram que, dentre os cinco fatores que compõem a personalidade de marca, a credibilidade e a sofisticação se destacaram. Além disso, tanto o significado simbólico quanto o utilitário, com ênfase para o primeiro, contribuíram para a explicação da percepção de relacionamento. A contribuição teórica do estudo se dá na medida em que busca complementar uma lacuna acadêmica que tange aos estudos dos antecedentes de relacionamento. Como contribuição prática aos gestores da marca, os resultados podem ser usados como diagnóstico, no sentido de identificar variáveis influenciadoras do relacionamento com suas clientes e que subsidiarão ulteriores estratégias de desenvolvimento de produto, posicionamento de marca e comunicação.

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Biografia do Autor

Gisela Demo, Universidade de Brasília

Professora do Programa de Pós-graduação em Administração-PPGA-Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil

Fernanda Tiberti Santos, Universidade de Brasília

Graduada em Administração pela Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil

Eluiza Alberto de Morais Watanabe, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Administração da Universidade de Brasília- Brasília, DF, Brasil

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Publicado

2018-10-30

Como Citar

DEMO, Gisela; SANTOS, Fernanda Tiberti; WATANABE, Eluiza Alberto de Morais. Relacionamento com Louis Vuitton: O Papel do Significado de Produto e da Personalidade de Marca. Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade, [S. l.], v. 4, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/regis/article/view/21170. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos