Atuação do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial no Território Rural Vale do Rio Pardo: desafios enfrentados e perspectivas

Autores

  • Taciane Lais da Silva Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional na Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. (autora correspondente)
  • José Antônio Kroeff Schmitz Prof. Dr. na Universidade Estatual do Rio Grande do Sul. Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Marcos Botton Piccin Prof. Dr. na Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o impacto da descontinuidade das Políticas de Governo no Território Rural Vale do Rio Pardo, no que se refere ao planejamento e ações que visem o Desenvolvimento Rural do Território. A ferramenta metodológica para colher os dados empíricos deste estudo de caso foi a denominada matriz Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (FOFA), outros dados primários foram coletados na realização de reuniões. A política territorial foi recentemente implementada no Território Rural Vale do Rio Pardo, contudo foi exitosa em impulsionar o exercício de planejar e articular políticas em regiões onde quase não existiam antecedentes de articulações intermunicipais. No entanto, com a mudança de presidente, o Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais ficou ameaçado, pois o fato da política territorial não ser uma política de Estado compromete a construção de ações em longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

SILVA, Taciane Lais da; SCHMITZ, José Antônio Kroeff; PICCIN, Marcos Botton. Atuação do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial no Território Rural Vale do Rio Pardo: desafios enfrentados e perspectivas. Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/regis/article/view/13532. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos