Pesquisa bibliométrica e hierarquias do conhecimento em Ciência Política

Autores

Resumo

Como os estudos bibliométricos evidenciam as desigualdades na
distribuição de reconhecimento e prestígio na Ciência Política? A relevância
de tais estudos reside no fato de que eles revelam as hierarquias de
conhecimento relacionadas tanto à forma da produção do conhecimento,
no que tange a preferências temáticas, teóricas e metodológicas; quanto
à agência dessa produção, especificamente aos perfis profissionais. Nesse
sentido, o presente artigo objetiva avançar o conceito de hierarquias de
conhecimento como uma estrutura de desigualdades de reconhecimento,
prestígio e poder na disciplina, ancorando-se nos resultados de estudos
bibliométricos próprios e de outros autores. Apoiamo-nos em dados
estatísticos bibliométricos para argumentar que tais pesquisas devem
ser interpretadas à luz das hierarquias de conhecimento que ensejam,
evidenciando as desigualdades existentes na academia, tanto no que
tange à produção de conhecimento, como à diversidade dos atores.

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Biografia do Autor

Enzo Lenine, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab/Malês)

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor
Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab/Malês),
São Francisco do Conde, BA, Brasil.

Melina Mörschbächer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano)

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora
do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Baiano (IFBaiano), Bom Jesus da Lapa, BA, Brasil.

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Publicado

2020-05-12

Como Citar

Lenine, E., & Mörschbächer, M. (2020). Pesquisa bibliométrica e hierarquias do conhecimento em Ciência Política. Revista Brasileira De Ciência Política, (31), 123–160. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/31492