Novos atores políticos de esquerda nas redes sociais
o uso do Facebook pelas lideranças do Podemos e do Bloco de Esquerda
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias de comunicação digital
utilizadas pelas lideranças do partido-movimento espanhol Podemos e do
partido português Bloco de Esquerda a partir da análise das publicações
de páginas das lideranças no Facebook. Com lideranças jovens inseridas
na dinâmica das redes, Podemos e Bloco de Esquerda utilizam as redes
sociais para transmitir conteúdo político sem a mediação dos canais
de imprensa. A partir da análise de 200 mensagens mais engajadas nas
páginas, entre julho de 2016 e abril de 2018, identificou-se os principais
temas e recursos utilizados. Os resultados indicam que as lideranças do
Podemos obtêm maior engajamento e alcance em suas publicações que
as representantes portuguesas. O estudo também permitiu identificar
estratégias discursivas e formas de apropriação do Facebook na ação
política dessas lideranças políticas emergentes.