Estratégias eleitorais de políticos negros no Brasil na era do marketing político

Autores

  • Cloves Luiz Pereira Oliveira

Palavras-chave:

Candidatos negros;, Estratégias discursivas;, Campanhas eleitorais;, Desracializar;, Corridas birracial

Resumo

Resumo

Este artigo analisa as estratégias discursivas de Benedita da Silva e Celso Pitta nas campanhas às prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo, nas eleições de 1992 e 1996. O trabalho traz uma reflexão sobre qual é a influência que a cor e/ou a identidade racial dos candidatos exercem na definição das estratégias discursivas dos políticos negros e de seus adversários nas campanhas. A pesquisa valeu-se da análise de conteúdo e de discurso de uma ampla base de dados composta pelas propagandas do HGPE, cobertura jornalística, documentos, depoimentos dos candidatos e dos seus consultores de marketing, conforme expressos em suas biografias, memórias e entrevistas. Trata-se de um trabalho que investiga como o marketing gerencia os desafios de adequar a imagem do(a) candidato(a) negro(a) às aspirações do eleitorado na sociedade brasileira.

Palavras-chave: candidatos negros; estratégias discursivas; campanhas eleitorais; desracializar; corridas birracial

 

Abstract

This article analyzes the discursive strategies of Benedita da Silva and Celso Pitta’s campaigns in the municipalities of Rio de Janeiro and São Paulo, in both the 1992 and 1996 elections. This paper presents a reflection on the influence that color and/or racial identity of candidates have in defining the discursive strategies of black politicians and their opponents in political campaigns. The research drew on the content analysis and discourse of a comprehensive database consisting of advertisements of the HGPE, news coverage, documents, candidates’ statements and their marketing consultants, as expressed in their biographies, memoirs and interviews. The paper further investigates what kind of marketing strategies are employed to manage the challenges of adjusting black candidate's public image in order to meet the aspirations of the voters in Brazilian society.

Keywords: black candidates; discursive strategies; electoral campaigns; de-racialize; biracial electoral races.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

Oliveira, C. L. P. (2017). Estratégias eleitorais de políticos negros no Brasil na era do marketing político. Revista Brasileira De Ciência Política, (21), 321–360. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/2417

Edição

Seção

Artigos