Entre o grotesco e o risível: o lugar da mulher negra na história em quadrinhos no Brasil
Resumo
Resumo
Neste artigo, discuto formas estereotipadas de representação do corpo da mulher negra na sociedade brasileira no século XX. Uso como fonte de interrogação três personagens de histórias em quadrinhos ”“ Lamparina, Maria Fumaça e Nega Maluca ”“, por entender que estas apresentam características reforçadoras de hierarquias raciais e de gênero ao operarem com uma lógica que procura estabelecer conceitos de normalidade com base no pertencimento racial. O corpo negro é então apresentado como o outro, sendo o campo da paródia e do risível um dos poucos espaços onde é autorizado a transitar. Meu debate dialoga com as reflexões pós-estruturalistas, tomando como referencial teórico o conceito de dispositivo desenvolvido por Michel Foucault, o qual considera que todo dispositivo, em maior ou menor proporção, é um dispositivo de poder.
Palavras-chave: corpo, mulher negra, história em quadrinhos, estereótipo, dispositivo.
Abstract
In this article, I discuss stereotypical forms of body representation of black women in Brazilian society in the twentieth century. I use three comics’ characters as sources of interrogation ”“ Lamparina, Maria Fumaça and Nega Maluca ”“ understanding that they exhibit characteristics that reinforce racial and gender hierarchies by operating under a logic that seeks to establish concepts of normality based on racial belonging. The black body is then presented as the other, and the field of parody and the laughable is one of the few places where it is allowed to transit. My discussion dialogues with poststructuralist reflections, taking as its theoretical reference Michel Foucault’s concept that every device, to a greater or lesser extent, is a power device.
Keywords: body, black woman, comics, stereotype, device.