Por que os surfistas devem ser alimentados: o argumento liberal em defesa de uma renda básica incondicional

Autores

  • Philippe Van Parijs Universidade Católica de Louvain

Resumo

Resumo

Neste artigo, Van Parijs argumenta a favor da renda básica incondicional. Sua posição é a de que essa forma de transferência de renda, que corresponde a uma subvenção paga a todos os cidadãos, independentemente de sua posição, ocupação, estado civil e disposição e disponibilidade para o trabalho, é necessária para a construção de uma sociedade justa. O autor procura mostrar que a renda básica incondicional é pertinente a uma concepção liberal de justiça igualitária e não discriminatória, isto é, que não confere valor distinto às concepções de vida dos indivíduos.

 Palavras-chave: justiça, renda básica, trabalho, igualdade, pluralidade, liberalismo.

 

Abstract

In this article, Van Parijs advocates unconditional basic income. According to his stance, this form of income transfer, which corresponds to a subsidy paid to all citizens regardless of their position, occupation, marital status and willingness and availability to work, is necessary to build a fair society. The author seeks to show that unconditional basic income is relevant to a liberal conception of egalitarian and non-discriminatory justice, that is, it does not confer distinct value to individuals’ life conceptions.

Keywords: justice, basic income, work, equality, plurality and liberalism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Philippe Van Parijs, Universidade Católica de Louvain

É professor da Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais da Universidade Católica de Louvain (Louvain, Bélgica). E-mail: philippe.vanparijs@uclouvain.be.

Downloads

Publicado

2015-02-10

Como Citar

Parijs, P. V. (2015). Por que os surfistas devem ser alimentados: o argumento liberal em defesa de uma renda básica incondicional. Revista Brasileira De Ciência Política, (15), 229–264. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/2206

Edição

Seção

Artigos