Toma que o aborto é teu: a politização do aborto em jornais e na web durante a campanha presidencial de 2010
Resumo
Resumo
Na última campanha presidencial brasileira, o tema do aborto se tornou uma peça central no debate político. Tema que articula dimensões políticas e religiosas, públicas e privadas, o aborto foi pauta de fortes debates através das mídias articuladas por meio da internet. O objetivo deste artigo é examinar a circulação de um evento crítico em particular: a notícia de um suposto aborto de Mônica Serra, esposa de um dos candidatos à presidência, entre jornais, blogs, redes sociais e Twitter. O que pretendo é investigar o modo como se articulam estes vários espaços de interação e de veiculação de fatos e versões online e offline a partir de um tema que, tornado peça da luta política, passa a articular de forma crítica as dimensões do público e do privado.
Palavras-chave: Aborto; eleições; jornalismo; internet.
Abstract
In Brazil’s last presidential campaign, abortion became a centerpiece of political debate. As a subject interconnecting the political and religious, public and private arenas, abortion was a strong point of debates on media coordinated through the internet. The aim of this paper is to examine the trajectory of a critical event in particular: the news of an alleged miscarriage by Mrs. Mônica Serra, the wife of one of the presidential candidates, through newspapers, blogs, social media and Twitter. I intend to investigate how those several online and offline spaces of interaction and transmission of facts and versions coordinate from a subject that, included in the political struggle, comes to critically interconnect the dimensions of the public and the private.
Key words: Abortion; elections; journalism; internet.