Falar bonito: o Kitsch como estratégia discursiva

Autores

  • Luis Felipe Miguel Universidade de Brasília - UnB

Resumo

Resumo

Segundo Umberto Eco, uma das características do Kitsch é se constituir em “meio de afirmação cultural fácil, por um público que se ilude, julgando consumir uma representação original do mundo enquanto, na verdade, goza apenas de uma imitação secundária da força primária das imagens”. O artigo desenvolve um entendimento de Kitsch político, observando que, na era dos meios eletrônicos de comunicação, o discurso político deve utilizar signos de distinção, que marquem suas diferenças em relação às formas expressivas correntes na mídia e deem à audiência a impressão de assistir à “alta política”, associada à “disputa de ideias” e à discussão aprofundada.
Palavras-chave: Kitsch; discurso político; representação política; mídia e política; estética política.

 

Abstract

According to Umberto Eco, a characteristic of Kitsch is to constitute “an easy means of cultural affirmation for a public who deceives itself, believing it consumes an original representation of the world while, in truth, it only enjoys a secondary mimic of the primary force of images.” This paper develops an understanding of the political Kitsch, pointing that, in the era of electronic media, political discourse must use distinction signs that mark its differences relative to current expressive forms in the media and giving the audience the impression of seeing “high politics”, associated to the “debate of ideas” and deep discussion.

Key words: Kitsch; political discourse; political representation; media and politics; political aesthetics.

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Biografia do Autor

Luis Felipe Miguel, Universidade de Brasília - UnB

Luis Felipe Miguel é professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador do CNPq. É autor, entre outros livros, de Caleidoscópio convexo: mulheres, política e mídia (com Flávia Biroli, 2011) e de Mito e discurso político (2000). E-mail: lfelipemiguel@uol.com.br

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Publicado

2011-12-16

Como Citar

Miguel, L. F. (2011). Falar bonito: o Kitsch como estratégia discursiva. Revista Brasileira De Ciência Política, (6), 183–202. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/1882

Edição

Seção

Dossiê: Mídia, política e democracia