Mídia, poder e democracia: teoria e práxis dos meios de comunicação

Autores

  • Francisco Fonseca Fundação Getúlio Vargas de São Paulo

Resumo

Resumo

Este artigo analisa conceitual e empiricamente o papel da mídia, sobretudo a brasileira, perante a democracia, criticando-se a suposta atuação pública de seus órgãos tendo em vista seu caráter privado e mercantil. Por fim, defende-se o controle social democrático da mesma.

Palavras-chave: mídia; democracia; esfera pública; mercadoria; controle social.

 

Abstract
This paper analyzes conceptually and empirically the role of the media for the democracy, especially in the Brazilian case. It criticizes the presumed public action of the media, because of its private and mercantile nature. It defends the thesis of the social and democratic control of the media.

Key words: Media; democracy; public sphere; commodities; social control.

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Biografia do Autor

Francisco Fonseca, Fundação Getúlio Vargas de São Paulo

Francisco Fonseca é professor de Ciência Política da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV - SP). É autor, entre outros, do livro O consenso forjado: a grande imprensa e a formação da agenda ultralliberal no Brasil (2005). E-mail: franciscocpfonseca@gmail.com

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Publicado

2011-12-16

Como Citar

Fonseca, F. (2011). Mídia, poder e democracia: teoria e práxis dos meios de comunicação. Revista Brasileira De Ciência Política, (6), 41–69. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/1784

Edição

Seção

Dossiê: Mídia, política e democracia