Impactos da tecnologia da informação na produção de publicações científicas eletrônicas

Autores

  • Rosa Maria Villares de Souza Berto

Palavras-chave:

Tecnologias da informação e comunicação. Publicações eletrônicas. Informação científica e tecnológica. Comunicação científica. Acesso à informação. Bases de dados.

Resumo

Trabalho resultante de pesquisa acadêmica para tese de doutorado, trata da identificação dos impactos ocasionados pela Tecnologia da Informação (TI) às rotinas e competências de geração, comunicação e uso de publicações científicas em uma comunidade de Ciência e Tecnologia (C&T). Também foram considerados os aspectos referentes à produtividade técnico-literária e visibilidade institucional. A pesquisa foi desenvolvida através de estudo de caso, e, para a coleta de dados de campo, foram utilizados um questionário eletrônico auto-administrado e entrevistas semi-estruturadas. O correio eletrônico foi utilizado como principal meio de comunicação com os participantes da pesquisa, e o comportamento de resposta via e-mail também foi observado. As conclusões indicaram que a comunidade assumiu e legitimou a comunicação eletrônica mediada por computadores. Percebem a TI como um diferencial de autonomia, otimização de processos, economia de tempo e ampliação da visibilidade institucional. As alterações significativas foram identificadas nos processos e fluxos de comunicação internos e externos, na relação com pares e colégios invisíveis, na quantidade de trabalho real e na produtividade. Também reconhecem os benefícios do acesso remoto às bases de dados bibliográficas referenciais, e, principalmente, as de textos completos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2001-07-01

Como Citar

Berto, R. M. V. de S. (2001). Impactos da tecnologia da informação na produção de publicações científicas eletrônicas. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 25(2), 197–216. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/46519

Edição

Seção

Artigos