Projeto de epistemologia social e o problema esquivo do conhecimento

Autores

  • Steve Fuller

Palavras-chave:

Epistemologia social. Ciência. Universidades. Positivismo. Sociologia do conhecimento. Fenomenologia. Gestão do conhecimento. Propriedade intelectual.

Resumo

A epistemologia social é uma abordagem naturalista às questões normativas em torno da organizàção da pesquisa. É uma filosofia que leva a sério a história e os estudos sociais da ciência como uma base para o estabelecimento de uma 'política do conhecimento' no sentido mais amplo possível. Explica as origens da epistemologia social na filosofia anglófona, que tipicamente confunde knowledge no sentido de science e consciousness, as quais, em outras línguas européias, são mantidas distintas. Argumenta que a epistemologia social apresenta o problema do conhecimento 'de-fora-para-dentro', em vez de 'de-dentro-para-fora', como fez Descartes. A epistemologia social é naturalista na medida em que supõe que o conhecimento somente pode ser a respeito do mundo se estiver localizado no mundo. O criticismo torna-se o instrumento principal da epistemologia social para identificar como o lugar do conhecimento no mundo influencia o que pode ser conhecido. O ideal institucional da epistemologia social é a universidade, cuja dupla missão de ensinar e pesquisar tem por objetivo a distribuição do conhecimento de forma a impedir a concentração de poder. A antítese deste ideal são a propriedade intelectual e a maioria dos regimes contemporâneos de gestão do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2001-07-01

Como Citar

Fuller, S. (2001). Projeto de epistemologia social e o problema esquivo do conhecimento. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 25(2), 155–166. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/46515

Edição

Seção

Artigos