Cooperação bibliográfica nos Estados Unidos e seus reflexos no Brasil

Autores

  • Jannice Monte-Mór

Palavras-chave:

Cooperação entre bibliotecas. Library of Congress (LC). Estados Unidos. Aplicações de computador. Serviços de biblioteca. Redes de bibliotecas.

Resumo

Apesar do eficiente desempenho das bibliotecas e serviços de informação americanos, foi criada por lei, em 1970, a National Commission on Libraries and Information Science (NCLIS), nos Estados Unidos, com o objetivo de desenvolver permanente atividade em busca de uma ação coordenada entre aquelas entidades. A Biblioteca do Congresso exerce uma liderança inconteste, principalmente depois da aplicação do computador a suas atividades de processamento técnico e de informação, com o desenvolvimento do Sistema MARC II (Machine Readable Cataloguing). Destaca-se, também, como da maior importância, a atuação das grandes redes bibliográficas (bibliographic utilities), tais como: OCLC (Online Computer Library Center, Inc.), WLN (Washington Library Network), e RLG/RLIN (Research Libraries Group/Research Libraries Information Network). A interconexão das referidas redes constitui o grande objetivo da década de 80, no contexto da tecnologia aplicada à informação, naquele país. Sugere-se uma análise cuidadosa dos estudos realizados pela NCLIS, bem como das diretrizes recomendadas pela comissão americana, para a implantação de sua rede bibliográfica, visando a uma contribuição decisiva à estruturação, no Brasil, do almejado Sistema Nacional de Bibliotecas e Serviços de Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1983-12-01

Como Citar

Monte-Mór, J. . (1983). Cooperação bibliográfica nos Estados Unidos e seus reflexos no Brasil. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 11(2), 257–271. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/30271

Edição

Seção

Artigos