Colégios invisíveis na estratégia de bibliotecas especializadas

revisão de literatura

Autores

  • Maria da Graça Miranda da Silva

Palavras-chave:

Colégios invisíveis. Comunidades científicas. Pesquisadores. Comunicação científica. Transferência de informação. Bibliotecas especializadas.

Resumo

A literatura revela a existência de um inter-relacionamento entre os grupos de pesquisadores que se realiza com muita assiduidade, havendo entre eles elementos (“gatekeepers”) que têm a função de transmissão e captação de informações numa comunidade científica, ou entre comunidades. Caberia às bibliotecas especializadas, através de seu serviço de referência, realizar estudos para identificar os interesses da comunidade e, através de cadastros atualizados, facilitar os contatos entre os pesquisadores, segundo suas áreas de atuação profissional, na estratégia da disseminação e acesso aos documentos através da formalização de “colégios invisíveis”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1981-06-01

Como Citar

Silva, M. da G. M. da . (1981). Colégios invisíveis na estratégia de bibliotecas especializadas: revisão de literatura. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 9(1), 61–65. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/30064

Edição

Seção

Comunicações