Política de aquisição em bibliotecas universitárias

planos e programas, individuais e cooperativos, de formação de acervos

Autores

  • Morris A. Gelfand

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias. Aquisição de documentos. Acervos (biblioteca). Estados Unidos. Cooperação entre bibliotecas.

Resumo

Em virtude do volume crescente de publicações, em todo o mundo, e dos custos cada vez maiores dos materiais bibliográficos, as bibliotecas universitárias devem apoiar e fazer parte de programas de aquisição cooperativa. O pré-requisito para um programa de aquisição, seja para uma única biblioteca ou para um grupo de bibliotecas, é uma declaração textual de política, cuidadosamente planejada. Essa declaração deve ser aprovada pelo corpo docente e a administração da universidade, pelos representantes estudantis e também pelo pessoal superior da biblioteca. Identificam-se os fatores que podem influir na criação e aplicação da política e também se apontam alguns dos usos dessas declarações de política. Fatores que podem ter influência são: objetivos da instituição e os programas de ensino e pesquisa; posição da biblioteca e seu diretor na hierarquia da instituição; padrões, técnicas de avaliação; automação; estatísticas de matrículas e considerações financeiras. Declarações de política modelares devem ser estudadas e utilizadas como possíveis roteiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Morris A. Gelfand



Downloads

Publicado

1974-07-01

Como Citar

Gelfand, M. A. . (1974). Política de aquisição em bibliotecas universitárias: planos e programas, individuais e cooperativos, de formação de acervos. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 2(2), 155–165. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/28639

Edição

Seção

Artigos