A biblioteca moderna na era da tecnologia

Autores

  • Marietta Daniels Shepard

Palavras-chave:

Bibliotecas. Tecnologias da informação e comunicação. Sistemas de informação. Usos da informação. Bibliotecários. Formação profissional. Educação. País em desenvolvimento. América Latina.

Resumo

A atual tecnologia tende a ocultar o fato de que as bibliotecas sempre proporcionaram serviços de armazenagem e recuperação de informações. A moderna terminologia do tratamento de informações refere-se muitas vezes a conceitos que os bibliotecários já dominavam e designavam de forma diferente. A evolução das bibliotecas na América Latina não poderá ser mais rápida do que o próprio desenvolvimento nacional e regional, em qualquer um de seus aspectos. A América Latina jamais contou com o mínimo de bibliotecas necessárias ao seu desenvolvimento e os livros nunca foram totalmente considerados como instrumento de ensino, em face principalmente de um sistema educacional baseado na transmissão oral dos conhecimentos. Muitos administradores se apegam à  falsa esperança de que os computadores serão uma forma de não gastar dinheiro com a manutenção de bibliotecas, revelando assim o desconhecimento do papel social dessa instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1973-07-01

Como Citar

Shepard, M. D. (1973). A biblioteca moderna na era da tecnologia. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 1(2), 121–132. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/23790

Edição

Seção

Artigos