O MESTRE, O CURIOSO E O COMUNICADOR
UMA HISTÓRIA DE UM POR TODOS E TODOS POR UM NAS TRILHAS DA AGROECOLOGIA NA BAHIA
Palavras-chave:
ensino, pesquisa, extensão rural, construção do conhecimento agroecológicoResumo
Este trabalho coletivo contou a trajetória de luta, resistência e resiliência que os membros do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) Trilhas, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia, percorreram para conquistar o espaço do Núcleo, o que significa mais do que um “espaço geográfico” de passagem, mas, sobretudo, um espaço de vida de todos os que participam do Núcleo. Nele se dá a construção do que somos e queremos ser, e é por onde construímos o conhecimento em agroecologia baseado na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. É nele que ensinamos e aprendemos uns com os outros, como mestres de todos nós; em que pensamos e redesenhamos os agroecossistemas como experimentadores curiosos, bem como aprendemos a comunicar nossos achados, relacionando-os com os princípios da agroecologia, na labuta do dia a dia e ressignificando cada processo vivido. Essa experiência envolve a construção e a defesa da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), realizada de forma dialógica e humanizada. Contar sobre a conquista do Núcleo, como espaço pedagógico, de pesquisa, ensino e extensão, é contar, também, sobre fragmentos importantes na história da ATER na Bahia.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.