A QUESTÃO DA LIBERDADE EM EMMANUEL MOUNIER

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.26808

Schlagworte:

Liberdade. Mounier. História.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo primaz compreender a questão da liberdade na filosofia de Emmanuel Mounier. A questão da liberdade, ao longo da história do pensamento humano, tem recebido diversos desdobramentos, e o tratamento dessa questão a partir do pensamento filosófico de Mounier revela uma grande dificuldade devido a compreensões enviesadas no que diz respeito a esse conceito fundamental da vida humana. Tem-se assim um paradoxo, uma vez que, por um lado, afirma-se a dificuldade de trabalhar essa questão e, por outro, percebe-se no mundo atual uma tendência generalizada de afirmação dela. Trata-se, em última análise, de compreensões distorcidas que, portanto, precisam ser desmistificadas para que desabroche uma autêntica concepção de liberdade humana.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

João Francisco Cocaro Ribeiro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Graduando em Direito e Teologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Santo Ângelo. Pesquisa e atua nas áreas de Filosofia com ênfase em História da Filosofia, Racionalismo, Hermenêutica, Existencialismo, Fenomenologia, Epistemologia, Metafísica e Antropologia Filosófica, atuando precipuamente no pensamento dos seguintes autores: Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer; bem como nas áreas do Direito com ênfase em Hermenêutica Jurídica, Direito Constitucional, e Teoria do Direito. É bolsista de Iniciação Científica do projeto "Relações entre Direito, Cultura e Religião", na modalidade PIIC/URI, desenvolvendo a seguinte pesquisa: "Teologias Progressistas: uma alternativa para a concretização dos direitos humanos na perspectiva intercultural".

Literaturhinweise

MOUNIER, Emmanuel. O personalismo. Trad. João Benard da Costa. Lisboa: Morais, 1960.

MOUNIER, Emmanuel. Introdução aos existencialismos. Trad. João Benard da Costa. São Paulo: Duas Cidades, 1963.

LORENZON, Alino. Atualidade do pensamento filosófico de Emmanuel Mounier. Ijuí: Unijuí, 1996.

RUEDELL, Aloísio. Lições políticas para a América Latina: um estudo do pensamento político de E. Mounier. Canoas: La Salle, 1985.

SEVERINO, A. J. Pessoa e existência: iniciação ao personalismo de Emmanuel Mounier. São Paulo: Cortez, 1983.

Veröffentlicht

2020-02-10

Zitationsvorschlag

Cocaro Ribeiro, J. F. . (2020). A QUESTÃO DA LIBERDADE EM EMMANUEL MOUNIER. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 9(17), 75–101. https://doi.org/10.26512/pl.v9i17.26808

Ausgabe

Rubrik

Artigos