EMANUEL LÉVINAS E O “FIM DA ÉTICA”

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11480

Schlagworte:

Alteridade. Completamente Outro. Infinito. Singularidade. Rosto.

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns traços centrais do pensamento do filósofo Emanuel Lévinas, partindo de sua defesa de que a tarefa filosófica é eminentemente uma tarefa de natureza ética e que a concepção de filosofia que encontramos na tradição ocidental, cujo fundamento último reside na razão centrada no sujeito, não oferece uma perspectiva adequada ao tratamento da alteridade. Considerando que, para Lévinas, a alteridade seria o próprio ponto de partida da reflexão filosófica, e que aquela razão absoluta da tradição não é capaz de nos revelar isso, o pensamento de Lévinas apresenta aproximações com um modo de pensar denominado “fim da ética”, aproximações estas que procuraremos tornar claras a partir da confrontação do pensamento de Lévinas com as ideias apresentadas por J. Caputo no seu texto “The End of Ethics”.

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Autor/innen-Biografie

Andre Henrique Mendes Viana de Oliveira, Instituto Federal do Piauí

Possui graduação em licenciatura plena em filosofia pela Universidade Federal do Piauí(2010) e mestrado em Ética e Epistemologia pela Universidade Federal do Piauí(2013). Atualmente é Professor de Filosofia do Instituto Federal do Piauí.

Literaturhinweise

CAPUTO, John D.The End of Ethics. In:-The Blackwell guide to ethical theory. UK: Blackwell Publishers, 2000. pp, 111-128.

DOS SANTOS, Marcelo L. Emanuel Lévinas e a inteligibilidade da experienciação. Utopía y Praxis Latinoamericana, vol. 11, n 34, 2006.

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LEVINAS, E. Entre nós: ensaios sobre a Alteridade. Petrópolis: Vozes, 1997.

Veröffentlicht

2012-05-30

Zitationsvorschlag

Mendes Viana de Oliveira, A. H. (2012). EMANUEL LÉVINAS E O “FIM DA ÉTICA”. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 1(1), 20–29. https://doi.org/10.26512/pl.v1i1.11480

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