EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SOB O PENSAMENTO TÉCNICO DE GILBERT SIMONDON

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v13i30.56919

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Gilbert Simondon. Educação. Filosofia.

Resumo

O presente artigo tem como propósito analisar interdisciplinarmente o estado atual da relação entre educação e inteligência artificial (IA) no Brasil, focando na IA ChatGPT, com auxílio da perspectiva tecnológica do filósofo francês Gilbert Simondon. Apoiando-se nas bases filosóficas dessa IA, será realizada uma investigação teórica acerca do fenômeno apontado visando construir uma crítica que fomente uma relação entre homem e máquina baseada em cooperação. Utilizando pesquisas realizadas pela autora em 2024 no território do Distrito Federal, busca-se também especular práticas mais férteis para a aprendizagem efetiva com auxílio das noções simondonianas de alienação técnica e automatismo. A partir da postura categorizável como intermediária do autor no que tange o papel da técnica na sociedade, fugindo tanto de interpretações tecnocráticas quanto tecnofóbicas, busca-se vislumbrar um horizonte realista no que diz respeito ao uso responsável da tecnologia, especialmente no âmbito escolar.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Medeiros Muller, Universidade de Brasília

Possui graduação em Design de Moda pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2023). Atualmente cursando licenciatura em filosofia pela Universidade de Brasília. É professora voluntária de filosofia no Cursinho popular Pedagoginga. Suas áreas de pesquisa consistem em filosofia da inteligência artificial, filosofia da psicanálise, metafísica e filosofia contemporânea.

Referências

ARÃO, Cristian. Autonomia artificial: o caráter fetichista da tecnologia e seu segredo. Philosophos, Goiânia, v. 29, n. 1, p. 1–23, 2024a. DOI: https://doi.org/10.5216/phi.v29i1.78529.

ARÃO, Cristian. Por trás da inteligência artificial: uma análise das bases epistemológicas do aprendizado de máquina. Trans/Form/Ação, Marília, v. 47, n. 3, 2024b. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15196. Acesso em: 11 jan. 2025.

AZEVEDO, F. A. et al. Equal numbers of neuronal and nonneuronal cells make the human brain an isometrically scaled-up primate brain. Journal of Comparative Neurology, v. 513, n. 5, p. 532–541, 2009. DOI: https://doi.org/10.1002/cne.21974.

BAILÓN DELGADO, Dayana H. Introducción a las redes de neuronas artificiales. 2014. Tese (Graduação em Informática) – Escuela Superior Politécnica Agropecuaria de Manabí, Calceta, 2014.

BENDER, E. M. et al. On the dangers of stochastic parrots: can language models be too big? In: Proceedings of the 2021 ACM Conference on Fairness, Accountability, and Transparency (FAccT '21), 2021, pp. 610–623, 2021. DOI: https://doi.org/10.1145/3442188.3445922.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: volume 3 – ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEB, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf. Acesso em: 20 jan. 2025.

BUCKNER, Cameron J. From deep learning to rational machines: what the history of philosophy can teach us about the future of artificial intelligence. 1. ed. New York: Oxford University Press, 2024.

CASPER, Stephen et al. Open problems and fundamental limitations of reinforcement learning from human feedback. 2023. DOI: https://doi.org/10.48550/arXiv.2307.15217.

CASTRO, Vinícius Portella. Ritmo e arrastamento (Ou: do relé entre o individual e o coletivo). ECO-Pós, v. 23, n. 1, p. 70–87, 2020. DOI: https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i1.25951.

DIDEROT, Denis; D’ALEMBERT, Jean le Rond. Encyclopédie ou dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers. Paris: Briasson, David, Le Breton e Durand, 1751–1772. 35 v.

ESCÓSSIA, Liliana da. Individuação e informação em Gilbert Simondon. Revista Brasileira de Filosofia da Ciência, v. 6, n. 11, 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.23699.

FERRARATO, Coline. Prospective philosophy of software: a Simondonian study. In: SALGUES, Bruno (Coord.). Technological Prospects and Social Applications Set. v. 3. Great Britain and the United States: ISTE Ltd; John Wiley & Sons, Inc., 2019.

FRANKISH, Keith; RAMSEY, William M. (Ed.). The Cambridge Handbook of Artificial Intelligence. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.

FREE SOFTWARE FOUNDATION. Software livre: definição e filosofia. Disponível em: https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html. Acesso em: 20 jan. 2025.

GILLANI, N.; EYNON, R.; CHIABAUT, C.; FINKEL, K. Unpacking the “Black Box” of AI in Education. Educational Technology & Society, v. 26, n. 1, p. 99–111, 2023. DOI: https://doi.org/10.30191/ETS.202301_26(1).0008.

GOOGLE; IPSOS. Our life with AI: from innovation to application. 2025. Disponível em: https://www.ipsos.com/en-us/google-ipsos-multi-country-ai-survey-2025. Acesso em: 17 jan. 2025.

GONÇALVES, A. A difícil arte de perguntar: aporias e apostas da redação do questionário para inquérito sociológico. Comunicação e Sociedade, v. 12, p. 201–211, 2007. DOI: https://doi.org/10.17231/comsoc.12(2007).1105.

GONÇALVES, Rafael. Automatismo ontem e hoje: reflexões sobre os limites da inteligência artificial a partir de Simondon. Idéias, Campinas, SP, v. 13, p. 1–22, e022008, 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/ideias.v13i00.8668218.

GOVERNANÇA e efetividade da IA em processos de ensino e aprendizado. SEMINÁRIO EDUCAÇÃO, GOVERNANÇA DE DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, 2024, Brasília. Disponível em: https://www.even3.com.br/seminario-educacao-governanca-de-dados-e-inteligencia-artificial-2024/. Acesso em: 16 jan. 2025.

GREFENSTETTE, Gregory. Tokenization. In: VAN HALTEREN, Hans (ed.). Syntactic wordclass tagging. Dordrecht: Springer, 1999. (Text, Speech and Language Technology, v. 9). DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-015-9273-4_9.

GÜNTHER, Hartmut. Como elaborar um questionário. (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, nº 01). Brasília, DF: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330921773_Elaboracao_de_questionarios_algumas_contribuicoes. Acesso em: 11 jan. 2025.

KLU.AI. GPT-4: a brief overview of OpenAI's new large language model. Disponível em: https://klu.ai/blog/gpt-4-llm. Acesso em: 10 jan. 2025.

LEMOS, André Luiz Martins. Erros, falhas e perturbações digitais em alucinações das IA generativas: tipologia, premissas e epistemologia da comunicação. MATRIZes, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 75–91, 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i1p75-91.

LUCKIN, Rosemary; HOLMES, Wayne; GRIFFITHS, Mark; FORD, Laurayne. Intelligence unleashed: an argument for AI in education. London: Pearson, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/299561597_Intelligence_Unleashed_An_argument_for_AI_in_Education. Acesso em: 20 jan. 2025.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos de 1844. Tradução de Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2004.

MATRIX. Direção: Lana Wachowski e Lilly Wachowski. Produção: Joel Silver. EUA: Warner Bros., 1999. 1 DVD (136 min).

MÜLLER, Isabel Medeiros. ChatGPT e filosofia no ensino médio [dados eletrônicos]. Brasília, 2024. Disponível em: https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vT3G8i_HzxmVsAsfmfGjd0Z5lvKJD-pq6juw03bxiFfFXsfUoNE8hmzSkAoHVm7A/pubhtml. Acesso em: 18 jan. 2025.

OPENAI. GPT-4 technical report. 2024. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2303.08774. Acesso em: 11 jan. 2025.

OPENAI. How your data is used to improve model performance. [S. l.]: OpenAI, [s. d.]. Disponível em: https://help.openai.com/en/articles/5722486-how-your-data-is-used-to-improve-model-performance. Acesso em: 17 jan. 2025.

OPENAI. Introducing ChatGPT. 2022. Disponível em: https://openai.com/blog/chatgpt. Acesso em: 11 jan. 2025.

REGATTIERI, Lorena Lucas; ANTOUN, Henrique. Algoritmização da vida e organização da informação: considerações sobre a tecnicidade no algoritmo a partir de Gilbert Simondon. LIINC – Revista Latino-Americana de Inovação e Conhecimento, v. 14, n. 2, 2018. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4304.

RODRIGUES, K. S.; RODRIGUES, O. S. A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 16, p. e45997, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45997.

RUSK, Nicole. Deep learning. Nature Methods, v. 13, n. 1, p. 35, jan. 2016. DOI: https://doi.org/10.1038/nmeth.3707.

SANTOS, S. M. A. V. et al. Inteligência artificial na educação. Revista Contemporânea, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1850–1870, 2024. DOI: https://doi.org/10.56083/RCV4N1-101.

SEMESP. Resultados da pesquisa nacional com docentes da Educação Básica (2024). Disponível em: https://www.semesp.org.br/pesquisas/pesquisa-perfil-e-desafios-dos-professores-da-educacao-basica-no-brasil/. Acesso em: 10 jan. 2025.

SEMRUSH. Top Websites in Brazil - All categories. Disponível em: https://www.semrush.com/website/top/brazil/all/. Acesso em: 17 jan. 2025.

SIMONDON, Gilbert. A individuação à luz das noções de forma e de informação. Tradução de Daniel Lins e Édson Luiz de Almeida Cunha. Niterói: Eduff, 2021.

SIMONDON, Gilbert. Do modo de existência dos objetos técnicos. Tradução de Vera Ribeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020.

SILEVIRA, Leonardo; LIMA, Weldson Q. Um breve histórico conceitual da automação industrial e redes para automação industrial. Natal: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, maio 2003. Disponível em: https://dca.ufrn.br/~affonso/FTP/DCA447/trabalho1/trabalho1_13.pdf. Acesso em: 11 jan. 2025.

TURING, Alan. Computing machinery and intelligence. Mind, Oxford, v. 59, p. 433-460, 1950.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Prova do vestibular 2025. Brasília: UnB, 2025. Disponível em: https://www.cebraspe.org.br/vestibulares/vestunb_25. Acesso em: 20 jan. 2025.

WIENER, Norbert. Cybernetics: or control and communication in the animal and the machine. 2. ed. Cambridge: The MIT Press, 1961.

WOOLDRIDGE, Michael. A brief history of artificial intelligence: what it is, where we are, and where we are going. New York: Flatiron Books, 2021.

VASWANI, A. et al. Attention is all you need. Advances in Neural Information Processing Systems, v. 30, 2017.

McCULLOCH, W. S.; PITTS, W. A logical calculus of the ideas immanent in nervous activity. Bulletin of Mathematical Biophysics, v. 5, n. 4, p. 115–133, 1943.

O EXTERMINADOR DO FUTURO. Direção: James Cameron. Los Angeles: Orion Pictures, 1984. 1 filme (107 min).

Downloads

Publicado

31-03-2025

Como Citar

Medeiros Muller, I. (2025). EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SOB O PENSAMENTO TÉCNICO DE GILBERT SIMONDON. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 13(30), 184–211. https://doi.org/10.26512/pl.v13i30.56919

Edição

Seção

Artigos